terça-feira, 8 de junho de 2021

Planejando um sarau e criando um desenho coletivo com cada um na sua casa - Profs Karime e Simone - aula14

  Planejando um sarau e criando um desenho coletivo com cada um na sua casa

Faixa etária: 8 anos

Descrição: Relembrar o processo de aula e realizar um desenho para ser compartilhado pelo padlet da EMIA ou na próxima aula online.


Olá Turma! Como vocês estão?


Nessa semana iremos realizar uma postagem para que as crianças que não puderam estar nos encontros online possam acompanhar por aqui.


Planejando o sarau


Você alguma vez já participou de um sarau?


Na semana passada nós realizamos o nosso "Primeiro Só Sarau Mais Legal!" com apresentações de música, poesia, desenho e brincadeiras.


A ideia de fazer esse sarau foi do João, que comemorou seu aniversário deste ano com um sarau virtual.


O saraus são eventos artísticos que geralmente acontecem dentro das casas, com o propósito de reunir pessoas para compartilhar experiências artísticas, como tocar ou ouvir uma música, recitar poesias, dançar, ler trechos de livros, desenhar, apresentar uma cena etc.

 

Que tal aproveitar essa ideia e propor um sarau com a sua família? Você pode organizar a data, horário, sugerir um tema, ou deixar livre para que cada um apresente o que desejar. 


Aproveite esse momento de encontro e troca!


Criando um desenho coletivo com cada um na sua casa


Na semana passada, no final do sarau, decidimos criar um desenho.


Sugerimos que cada um escolhesse uma palavra de algo que deveria ter nesse desenho. As palavras ditas foram:


  • Mar

  • Coelho preto

  • Casa

  • Cachorro

  • Céu

  • Robo voando

  • Chocolate

  • Moitas 

  • Arbustos

  • Caçador

  • Caramujos



A ideia agora é que você crie um desenho numa folha de papel ou, se preferir, num programa de computador que tenha todos esses elementos. Não pode faltar nenhum deles! Procure ocupar todo o espaço da sua folha ou tela desenhando e insira também cores!


Ao terminar, publique no padlet da EMIA ou traga para a nossa próxima aula online. 


Link: https://padlet.com/emiasp/cursosregulares

Abraços,


Karime & Simone

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Título: Rimas_9 e 10 anos_Maristela/Marcos/Thiago/Rosa_Aula11


 

Pra onde foi o Curupira - Profs Liliana e Odino - aula 10









 

Título: Pássaros_Maristela e Thiago_8 anos_Aula11

                                                               Título: Pássaros


Público: 8 / 9 anos 

Descrição: Ouvir e reproduzir sons de pássaros.

     




Olá crianças, Nas últimas aulas on-line conversamos sobre os pássaros.
 Experimentamos o voo, cantamos e criamos sons.
 Com um tecido fizemos seus movimentos para ele sair do ovo, desenhamos, ouvimos música, enfim brincamos de muitas maneiras diferentes.
 Na atividade hoje vocês irão escutar o som de três pássaros diferentes e imitá-los.
 Grave um áudio e envie no grupo.
 Até breve!
    




    
 




quarta-feira, 12 de maio de 2021

Dê vida à sua personagem! - Profs Karime/ Marili/ Rosa e Telmo - aula10


 

 Dê vida à sua personagem!


Quarteto_QuintaTarde_KarimeMariliRosaTelmo_aula10


Público alvo: Crianças de 9 e 10 anos

Descrição: Criação de personagens, seu modo de vestir e de ser.





 

Qual a sua padronagem? - Profs Adriana e Daniel - aula 10

 Qual a sua padronagem? 

11-12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde

Professores: Adriana Amaral e Daniel Freitas

Título: Qual a sua padronagem? 

Público Alvo: 11 - 12 anos

Descrição: A proposta da aula dessa semana é instigar as crianças a  criar formas de

padronagens que as represente.

 Qual a sua padronagem?



Olá, turma! Tudo bem?!

 A partir da observação das tradições dos povos originários e às suas padronagens, desenhos

gráficos com mensagens e significados que variam de povos e clãs, assista o vídeo no link

abaixo e na sequência criem suas próprias padronagem, que te represente e dê significado a

sua composição gráfica, de preferência  utilizem  materiais naturais  como carvão e tintas quê

vocês já produziram.

E nos envie no nosso grupo do WhatsApp. 

Pinturas indígenas e seus significados

https://youtu.be/vWmZKwS_tWM

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Histórias - Brinquedos em Ação

Optativo de Artes Visuais Terça-feira | 
Manhã Professora: Adriana Amaral Aula 9 
Público Alvo: a partir de 7 anos

Descrição: Brinquedos ópticos, colocando imagens em movimento, a volta das geringonças.


                                        Imagem - site: https://www.sutori.com/story/brinquedos-opticos


Histórias - Brinquedos em Ação


Olá, crianças!!


Nos nossos últimos encontros temos brincado bastante de inventar espaços para contar as histórias das nossas personagens-geringonças. Começamos pelos lugares da nossa casa e chegamos a criar possibilidades de invenção de livros a partir de uma folha de papel. Mas vocês conseguem imaginar além da ideia do livro outras possibilidades de contarmos histórias? E se fosse um filme ou uma animação? Como será que os artistas começaram a fazer animação? Antes mesmo de colocar as histórias em movimento, alguns inventores começaram criando brinquedos ópticos, vocês já ouviram falar deles? Então, clica no link do vídeo aqui embaixo e conheça um pouquinho mais desses brinquedos, será que eles também podem ser geringonças?


Brinquedos Ópticos - Escola M.Domingos G.Gomes

https://youtu.be/4t5c7niuJnQ


até a próxima semana!
Beijos