segunda-feira, 10 de maio de 2021

Corpo-árvore

Quarteto Terça de Manhã

Faixa etária: 09 e 10 anos

Descrição: Relembrar as propostas feitas na aula online. Desenvolver um projeto de desenho para a construção do corpo-árvore. Pesquisar e separar os materiais para o próximo encontro.

Olá Turma,

Tudo bem com vocês? 

Na postagem de hoje iremos relembrar o vídeo que assistimos na nossa aula virtual para que as crianças que não puderam estar presentes, possam ver e acompanhar o nosso processo. 

Nós apresentamos o vídeo-clipe Refloresta, uma composição do Gilberto Gil - importante músico brasileiro


https://www.youtube.com/watch?v=YAQxp-rkFVM

Inspirados no vídeo, criamos nossos próprios desenhos com recursos de programas de computador ou aplicativo de celular. Veja só o que a aluna Manuela produziu, utilizando os recursos de desenho e colagem de seu celular:


Fotomontagem da Manuela 

Agora, que tal você também investigar quais recursos tecnológicos você possui e produzir também uma imagem com uma fotografia de seu rosto, transformando-o numa floresta?

Depois de pronto, compartilhe no nosso grupo de whatsapp, ou se preferir publique no padlet da escola: https://padlet.com/emiasp/cursosregulares

Para o nosso próximo encontro iremos produzir uma floresta para ser encaixada em nossos corpos, como se fosse um chapéu.

Primeiro vamos iniciar esse projeto! 

Para tal, separe uma folha de papel sulfite, lápis, lápis de cor e caneta hidrográfica, ou outros materiais riscantes que tiver.  

Agora crie um desenho imaginário de uma floresta.  Como são as árvores dessa floresta? São todas iguais? O que há de diferente entre elas? E o que há de semelhante? Será que aquela primeira árvore imaginária que criamos em aula a partir de nossos movimentos e memórias, poderia compor essa floresta? Há frutos? Raízes? O que mais?  

Fotografe esse desenho, publique no padlet ou traga para o nosso próximo encontro, no dia 17/05 pela plataforma zoom.

No próximo encontro iremos dar uma forma tridimensional para essa floresta. Para tal, investigue na sua casa quais materiais você pode utilizar. Pense num material para ser a base, que deverá se encaixar na sua cabeça. Pode ser uma caixa, um pote, um chapéu velho, uma cúpula de abajur, um cachepô de planta ou qualquer outro objeto que você achar interessante e que encaixe na sua cabeça.

Além desses materiais, se puder, separe também:

  • 1 rolo de fita crepe, ou 1 rolo de durex.

  • Cola branca ou cola para artesanato ou cola quente. 

  • caixas de papelão (sapato, embalagens etc) 

  • tesoura.

  • um objeto para usar de suporte na construção.

  • bichinhos em miniatura.

  • tinta de várias cores e um pincel.

Até o próximo encontro! 

Abraços,

Douglas, Laura, Milene e Simone



sexta-feira, 7 de maio de 2021

Quarteto_sextamanhã_CelsoLigiaPriscillaSheila_2021.

 

Título: Fluxo da águas: início da tempestade

Público-alvo: Crianças de 9 a 11 anos (Quarteto)
Descrição: O vídeo convida a pensar em palavras, gestos, sonoridades, jogos urgentes. A imagem da tempestade e sua possibilidade de transformação, devastação e fertilidade chega para investigar direções entrelaçadas com desejos. O que eu desejo criar, desenhar, cantar, dançar, encenar?


5e6anos_sextatarde _DeiseLigia_Aula8_2021.

Título: Coragem
Público-alvo: Turma de 5 e 6 anos
Descrição: Vamos expressar o que desperta a nossa coragem? Aproveitem e divirtam-se muito com a proposta!





 

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Título: Material de apoio - Of. Tintas Naturais - Lucas Lopes

Título: Material de apoio  

Olá turma, como havíamos combinado, aqui está reunido um pouco das informações e procedimentos do que estamos experienciando na prática em nossos encontros, essas informações podem somar as anotações que vocês já estão coletando durante as aulas. Aproveite esse material para criar uma nova tinta e leve suas descobertas para nossa próxima aula! 

terça-feira, 4 de maio de 2021

Coisas para o Futuro... Quarteto - Aula 9

Coisas para o Futuro…

EMIA - Quarteto - Terça Tarde

Profs. Thiago/Beth/Adriana/Ana Claudia 

Público Alvo: Crianças 09-10 anos

Descrição: Nessa proposta as crianças vão criar coisas para o futuro.

          Imagem: Pesquisa Google - Afrofuturismo


Olá Crianças,  tudo bem com vocês?

Na atividade de hoje vocês vão criar 7 coisas que vocês imaginem que vão existir no futuro. Detalhe, essas 7 coisas não podem existir no nosso presente. Vocês vão escrever sobre essas 7 coisas e dizer a utilidade que elas vão ter no dia a dia. Além de escrever, vocês também deverão desenhá-las para compartilhar com os colegas na próxima aula.

Bem é isso crianças, até breve.
Tchau!


RAÍZES - Giselle Ramos e Telmo Rocha

RAÍZES


Turmas de 5 e 6 - terça manhã

PÚBLICO ALVO: crianças de 5 e 6 anos

Profs.: Giselle Ramos e Telmo Rocha

DESCRIÇÃO: registrar os nomes dos familiares (pais, avós, bisavós, tataravós…) por escrito, gravação de áudio ou desenho.



No encontro anterior falamos sobre nossas raízes e antepassados, avôs, avós, bisavós e até tataravós… 


PROPOSTA: fazer um registro à sua escolha

  • por escrito (nomes)

  • gravação de áudio

  • desenhos (rosto)

Antes de fazer a atividade, escute o áudio: 



https://soundcloud.com/emia-sp/raizes


Até a próxima!!!!







segunda-feira, 3 de maio de 2021

Incrementando a Personagem_Giselle e Rosa_ aula 09

 Incrementando a Personagem


DESCRIÇÃO: Com papéis, lãs, tecidos, vamos finalizar as personagens iniciadas.




PROPOSTA: Em nossos encontros, vocês primeiro desenharam partes do corpo, depois

 juntaram algumas partes para criar uma personagem. 

Fizeram a silhueta (contorno) em um papelão e colaram um palito para movimentar o boneco.

 Agora vamos fazer a parte de trás da personagem e também colocar adereços: fitas, lãs, papéis

 diversos, o que imaginarem para colar!