terça-feira, 4 de maio de 2021

RAÍZES - Giselle Ramos e Telmo Rocha

RAÍZES


Turmas de 5 e 6 - terça manhã

PÚBLICO ALVO: crianças de 5 e 6 anos

Profs.: Giselle Ramos e Telmo Rocha

DESCRIÇÃO: registrar os nomes dos familiares (pais, avós, bisavós, tataravós…) por escrito, gravação de áudio ou desenho.



No encontro anterior falamos sobre nossas raízes e antepassados, avôs, avós, bisavós e até tataravós… 


PROPOSTA: fazer um registro à sua escolha

  • por escrito (nomes)

  • gravação de áudio

  • desenhos (rosto)

Antes de fazer a atividade, escute o áudio: 



https://soundcloud.com/emia-sp/raizes


Até a próxima!!!!







segunda-feira, 3 de maio de 2021

Incrementando a Personagem_Giselle e Rosa_ aula 09

 Incrementando a Personagem


DESCRIÇÃO: Com papéis, lãs, tecidos, vamos finalizar as personagens iniciadas.




PROPOSTA: Em nossos encontros, vocês primeiro desenharam partes do corpo, depois

 juntaram algumas partes para criar uma personagem. 

Fizeram a silhueta (contorno) em um papelão e colaram um palito para movimentar o boneco.

 Agora vamos fazer a parte de trás da personagem e também colocar adereços: fitas, lãs, papéis

 diversos, o que imaginarem para colar!


quarta-feira, 28 de abril de 2021

O que vem da terra - Profs Adriana e Daniel - aula 8

O que vem da terra?

EMIA - SP

11-12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde

Professores: Adriana Amaral  e Daniel Freitas

Público Alvo: 11 - 12 anos

Descrição: A proposta da aula dessa semana é instigar as crianças a investigarem materiais e

materialidades que tragam sua essência da natureza, o que vem da terra?

O que vem da terra?


Olá, turma! Tudo bem?!

Para essa semana a proposta é investigar aí na casa de vocês materiais e materialidades que

tenham uma relação direta com a natureza e a nossa grande mãe terra. O que será que temos na

nossa casa que nos mantém conectados com essa ancestralidade dos materiais que vem

diretamente da natureza? Na imagem acima foi usado flor de hibiscus, fervida como chá, para extrair

pigmento e ser usado como aquarela. Pesquisem na casa de vocês materiais da natureza e tragam

para a próxima aula suas experimentações. Assistam também o filme Mê`Ôk, Nossa Pintura do

povo Mebêngôkre-Kayapó, indígenas aqui do nosso Brasil, originários da nossa terra.

Até a próxima semana!!

link de acesso:

Mê`Ôk, Nossa Pintura

https://youtu.be/k9_bqZ34vgg

Acordes 2 - E, A e D - Guitarra Douglas Froemming

Público-alvo: Crianças a partir de 8 anos

Descrição: Introdução de mais três acordes. Dessa vez vamos conhecer e decorar mais essas harmonias que nos ajudarão a ampliar nosso repertório e criar canções.

Vejam quantas músicas legais podemos aprender com esses acordes.


assista o video

“O que vi ao longe, o que vejo perto ” Simone e Flávia

Faixa etária: 7 anos

Descrição: Relembrar a proposta realizada nas aulas online. Produzir uma luneta ou binóculo mágico. 


Olá turma! Como vocês estão?

Na nossa postagem de hoje, vamos retomar algumas das propostas realizadas nos encontros online para que as crianças que não puderam participar, possam acompanhar por aqui. 

Você se lembra que na última postagem solicitamos que procurassem pela casa objetos bem miúdos? Você buscou esses objetos? O que achou?

Algumas crianças encontraram arroz, botão, brinquedinhos, pedrinhas, entre outros. 

Em aula, depois de todos apresentarem o que coletaram, lançamos a seguinte proposta (faça você também!):

1. Pegue uma folha de papel sulfite ou escolha outro suporte para a sua criação, que pode ser uma mesa ou até mesmo o chão! 
2. Agora, sobre esse suporte, você poderá brincar de compor com esses objetos de diversas maneiras, toda a vez que fizer uma nova organização, pense num título para o seu trabalho.
3. Escolha uma das suas criações para fotografar.
4. Se desejar, envie essa fotografia para a gente!

Veja só algumas das criações realizadas em aula:  

Título: O tigre e a casa colorida
Título: O ataque do Star Wars ao estacionamento de lama
Título: Homem perdido na ilha ensolarada

Título: a guerra dos 100 anos
O que você achou dessas criações? Foram inspiradoras? 

Na aula seguinte, solicitamos que cada um fizesse ações corporais a partir das imagens criadas. Para tal, siga os seguintes passos:

1. Olhe para a imagem fotográfica que realizou e para o título que deu para essa composição.
2. Agora imagine que você vai entrar nessa situação e viverá essa história com o seu corpo, inventando maneiras de se movimentar dentro dessa história. Por exemplo, se você estivesse dentro de uma guerra de 100 anos, o que faria? Quais são os movimentos que representam essa guerra? Se desejar, escolha uma música e explore esses movimentos no tempo da música. Aproveite! 

________Como foi criar esses movimentos?
________Você se sentiu dentro da história?

 Já na última aula, retomamos a nossa questão inicial:

_________O que vemos lá longe?
_________O que vemos aqui perto? 

 Para nos ajudar, decidimos construir um “objeto- telescópio”, “objeto- luneta”, “objeto- binóculo” ou até mesmo “objeto mágico”! Com esse objeto, nós vamos olhar coisas que estão longe e outras que estão perto!

Para a construção desse objeto você vai precisar:

1.Um rolinho de papel toalha ou rolinho de papel higiênico, 
2. Lápis de cor, canetinha, cola, durex, tesoura, papéis coloridos e qualquer outro material que você queira usar!

Veja só um dos objetos construídos: 

Agora, olhe para o seu objeto e pense qual é a história desse objeto?

.De onde ele veio? De outro planeta?
.Ele tem poderes mágicos?
.Quão longe você enxerga com ele? O que vê? 
.E perto? O que você consegue enxergar?

 Utilize esse objeto para observar a sua casa. Se possível, anote e traga para a gente tudo o que descobriu. 

 Na próxima aula, também utilizaremos esse objeto para inventar histórias.

Até a próxima!

Se desejar nos enviar por email seus registros, é só nos escrever: 07qt.emia@gmail.com


Abraços,
Flávia e Simone



terça-feira, 27 de abril de 2021

O Livro das Personagens Geringonças - Optativo de Artes Visuais - Terça-feira | Manhã

Optativo de Artes Visuais Terça-feira | Manhã Professora: Adriana Amaral Aula 7

Público Alvo: a partir de 7 anos

Descrição: A partir da nossa última aula, usando apenas uma folha de papel iremos criar novas dobras e cortes para criar o livro das personagens geringonças.


Criaturas do Mar


O Livro das Personagens Geringonças


Olá, crianças!!


Na nossa última aula começamos a brincar de criar um livro que vira objeto-brinquedo para contar a história das nossas geringonças personagens. A partir de uma folha com dobras e cortes fizemos um pequeno livro. Na aula de hoje o desafio será vocês inventarem um outro livro objeto-brinquedo a partir de novas dobras e cortes que vocês conseguirem, inventando outros formatos de livro e páginas a partir do uso de uma folha de papel, vamos tentar?


Espero vocês na próxima aula com os livros e as histórias!!
Beijos