quarta-feira, 14 de abril de 2021

Pra onde foi o Curupira - Prof Liliana e Odino - aula 6

   Pra onde foi o Curupira

     Público: crianças de 7 anos acima 
     Descrição: Brincadeira criada a partir de confecções dos pés do curupira, posicionados em forma de trilha, espalhados pela casa e músicas instrumentais provocando movimentos.













   Vídeo de atividade com os pés
     
 
Vamos ouvir as músicas dos indígenas?

https://www.youtube.com/watch?v=3dS2fUcHhzg

https://www.youtube.com/watch?v=l469uaunv6A

-Todos os vídeos da Palavra Cantada se encaixam muito bem, mas achamos que este aqui em especial vai ser bem divertido:

https://www.youtube.com/watch?v=EmvwcSr_L5Q

-Todos os gêneros de música são bem vindos! Vamos sugerir os de música erudita:

Bach – Jesus, alegria dos homens:

https://www.youtube.com/watch?v=aRcrKn6f3N8&list=PLnmvUWZfw3kuPU5JaHSaM9orMzBnDiZ3J

Mozart – Uma pequena canção noturna

https://www.youtube.com/watch?v=oy2zDJPIgwc

 - Chamamos de música instrumental quando ela não tem um cantor, somente instrumentos musicais. Aqui no brasil, existem grupos reconhecidos internacionalmente. Aqui vão as sugestões:

Grupo Pau Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=521pJWoY0-0&list=RDEMtSxmx0YKYj5tXOQcXVoGRQ&index=2


Para quê? E como usar? - Profs Adriana Amaral e Daniel Freitas - aula 6

 

Para quê? E como usar?


EMIA - Aula 6 11-12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde

Professores:. Adriana Amaral e Daniel Freitas


Público Alvo: 11 - 12 anos


Descrição: Neste vídeo o professor Daniel apresenta ferramentas para gravura e escultura em argila e algumas ferramentas inusitadas.

Procura aí na casa de vocês possíveis objetos que possam virar ferramentas.

E até o nosso próximo encontro on-line! 


Acesse o link abaixo

https://youtu.be/yzqPqizhsf





segunda-feira, 12 de abril de 2021

Geringonças contam histórias

 Optativo de Artes Visuais Terça-feira | Manhã Professora: Adriana Amaral

Público Alvo: a partir de 7 anos

Descrição: A partir das geringonças criadas, objetos feitos de materiais do nosso dia a dia e que conseguem ter movimentos, vamos inventar personagens.



O pequeno pássaro de fogo

Geringonças contam histórias

Olá, crianças! Tudo bem?

Nos nossos primeiros encontros investigamos bastante a construção de coisas inventadas direto da nossa imaginação, começamos criando coisas impossíveis que nem os poetas fazem com as palavras, depois transformamos essas coisas em pequenas geringonças com movimentos. Agora vamos tentar transformar essas criaturas em personagens, o que vocês acham? Vamos tentar? Um bom início será começar a gravar um vídeo ou fazer algumas fotografias das geringonças- personagens em diferentes lugares e espaços aí da casa de vocês. Imaginem uma situação para elas e em seguida faça alguns registros, pensem também em um nome para elas receberem e se conseguirem nos contem uma pequena história do surgimento dessa criatura fantástica.


Até a próxima, turminha!!









As Tecnologias do Corpo - Transformação


EMIA - Quarteto - Terça Tarde

Profs. Thiago/Beth/Adriana/Ana Claudia Aula 6 - Postagem no Blog

Público Alvo: Crianças 09-10 anos

Descrição: Nessa proposta as crianças vão investigar dispositivos: objetos, instrumentos, aparelhos que possam ser usados em um exercício de imaginação e transformação das tecnologias do corpo.


TransformAÇÃO!!


Olá crianças! Tudo bem?


Em nosso último encontro assistimos o vídeo da música “Saci” do grupo Baiana System. Vocês lembram de todas as tecnologias utilizadas nesse vídeo? Uma delas foi muito importante para deslocar o personagem, protagonista, para outra dimensão dentro da narrativa. Para essa semana a proposta será vocês pesquisarem em suas casas possíveis objetos que possam ser usados para estender ou ampliar as tecnologias do corpo, que vocês já experimentaram nos nossos encontros. Esses objetos funcionarão como dispositivos, como se fossem pequenos instrumentos ou aparelhos que têm a função de acionar as nossas tecnologias do corpo, ativando esse lugar de transformação. Colocamos aqui em cima um mosaico de imagens com diferentes tipos de dispositivos, com quais deles as suas tecnologias conversam mais? Quais outros dispositivos será que tem aí na casa de vocês? Já pensaram em criar um dispositivo novo para essa transformação?


Até a próxima semana!!

Recriando Músicas_Maristela e Thiago_Aula 06

                                                      Recriando Músicas


Olá crianças, tudo bem com vocês?

Em nosso último encontro experimentamos diferentes sons com as mãos, boca, instrumentos e os que temos em casa, lembram?

Também relembramos o "Cânone do chá" e brincamos com a música " Pom, pom, pom ". 

Com essa experiência, propomos que você faça um arranjo para essas duas músicas utilizando os sons do seu corpo (palmas batidas em várias partes do corpo, sons da boca, assobios, estalos, etc) e os instrumentos encontrados em sua casa.

Recrie essas músicas e registre sua criação, peça para um adulto gravar e enviar para o nosso grupo de WhatsApp.




                                                         

SILHUETA DA PERSONAGEM_Giselle e Rosa_ Aula 06

                                            SILHUETA DA PERSONAGEM

Público Alvo: 7 e 8 anos

Descrição: Fazer a silhueta da personagem criada a partir de partes do corpo.


                                            Desenho da aluna Isabella Padilha Sattui   

Nos encontros anteriores, as crianças fizeram desenhos de

 uma parte do corpo escolhida por elas e compartilharam 
 
 com a turma, em seguida, a criação de uma personagem

 misturando as partes do corpo vistas nas imagens e

 complementando com outras.

 Proposta: Criar a silhueta da sua personagem. 

Vamos desenhar o contorno da personagem em um papelão,
 deixando à mostra apenas sua silhueta. Depois você recorta 
o contorno da silhueta, finalizando com a pintura de todos
 os detalhes da personagem.



Obs.: Se necessário, pedir ajuda a um adulto para recortar o papelão.

 Material: papelão, lápis, tesoura, material para pintura a escolher (lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera…).


sexta-feira, 2 de abril de 2021

Os pés do Curupira/ Profs Liliana e Odino - 5 feira tarde - aula 3



Aula3 Turma de 8 anos 5ªfeira tarde

Liliana Bertolini e Odino F A Pizzingrilli

 

Os pés do Curupira

Esta atividade é continuidade da aula que fizemos no dia 18, quando  brincamos  com os pés, colocando em frente a câmera e dançaram, corremos, movimentos de aquecimento - fizemos na sola dos dedos carinhas, brincamos de colocar roupa usando meia ou retalhos de tecidos, desfilamos, criamos diálogos. Fizemos a seguinte pergunta: “Vocês conhecem alguém que anda com o pé ao contrário?” R:Sim o Curupira, tem os pés invertidos, virados para trás, conversamos, quem era o curupira, onde surgiu, onde morava, o que ele defendia e assistimos o vídeo:

A LENDA DO CURUPIRA

https://www.youtube.com/watch?v=J-GsdIOX4PE

 

Leia com atenção o enunciado da brincadeira e observe que a proposta tem como princípio para sua construção, usar materiais que tenham em casa. Abuse das possibilidades.

 

Desdobramento 1

        Vamos agora construir os pés para que possamos brincar.

       Lembrar que são dois pés, o direito e o esquerdo, então agora você vai fazer um par de pés, como mostram as fotos a abaixo. Se precisar de ajuda peça para quem está em casa disponível.

            As imagens a seguir são sugestões de como fazer´, para facilitar e possibilitar o aproveitamento de material que já exista em casa, o desenho dos pés será da forma que você quiser.    

 



          Etapa 1: Material necessário: Papelão, Lápis (além do lápis pode ser usado outro tipo de marcador para desenhar), tesoura, pincel, tinta, giz de cera ou canetas hidrocor, Fita crepe, Fita, Barbante ou outro tipo de fio grosso, retalho de tecido.

Observação: se você não tem papelão, mas possui outro material também grosso como o papelão pode ser usado.  

Etapa 2: Desenhar contornando o pé. 


Etapa 3: Amplie o desenho


Etapa 4: Faça o recorte na ampliação, feito o recorte use como modelo para traçar o outro pé, para ter o par  esquerda e direita. Para fazer isso, basta virar o modelo contornar a forma. Marque em cada uma D (direita) e E (esquerda). 


Etapa 5: Depois de desenhadas e recortada coloque seus pés sobre as para marcar as linhas em que você cortará 4 fendas uma de cada lado do pé, para as fitas ou barbantes que amarrarão.  

         

Etapa 6: O par de pé pode ser da cor, ou seja, decore como quiser, pode usar papel colorido, pintar, colagem de tecido etc. Passe as tiras pelas fendas para que as duas extremidades do barbante ou fita, fiquem na parte superior do pé. 

 

Vamos Brincar:

         Não esqueça o pé do Curupira é virado para trás.

Experimente as diferentes formas de caminhar, dançar e como seria se você fosse o Curupira, o que aconteceria. 

Você pode pular, caminhar, saltitar, arrastar os pés, e todas essas possibilidades te trarão sensações diferente. Experimente!

Agora, que tal variar a velocidade? Rápido, lento, parado no mesmo lugar ou em deslocamento, mas tome cuidado para não se machucar!

Na próxima aula vamos experimentar juntos. Até lá!!!