sexta-feira, 2 de abril de 2021

Os pés do Curupira/ Profs Liliana e Odino - 5 feira tarde - aula 3



Aula3 Turma de 8 anos 5ªfeira tarde

Liliana Bertolini e Odino F A Pizzingrilli

 

Os pés do Curupira

Esta atividade é continuidade da aula que fizemos no dia 18, quando  brincamos  com os pés, colocando em frente a câmera e dançaram, corremos, movimentos de aquecimento - fizemos na sola dos dedos carinhas, brincamos de colocar roupa usando meia ou retalhos de tecidos, desfilamos, criamos diálogos. Fizemos a seguinte pergunta: “Vocês conhecem alguém que anda com o pé ao contrário?” R:Sim o Curupira, tem os pés invertidos, virados para trás, conversamos, quem era o curupira, onde surgiu, onde morava, o que ele defendia e assistimos o vídeo:

A LENDA DO CURUPIRA

https://www.youtube.com/watch?v=J-GsdIOX4PE

 

Leia com atenção o enunciado da brincadeira e observe que a proposta tem como princípio para sua construção, usar materiais que tenham em casa. Abuse das possibilidades.

 

Desdobramento 1

        Vamos agora construir os pés para que possamos brincar.

       Lembrar que são dois pés, o direito e o esquerdo, então agora você vai fazer um par de pés, como mostram as fotos a abaixo. Se precisar de ajuda peça para quem está em casa disponível.

            As imagens a seguir são sugestões de como fazer´, para facilitar e possibilitar o aproveitamento de material que já exista em casa, o desenho dos pés será da forma que você quiser.    

 



          Etapa 1: Material necessário: Papelão, Lápis (além do lápis pode ser usado outro tipo de marcador para desenhar), tesoura, pincel, tinta, giz de cera ou canetas hidrocor, Fita crepe, Fita, Barbante ou outro tipo de fio grosso, retalho de tecido.

Observação: se você não tem papelão, mas possui outro material também grosso como o papelão pode ser usado.  

Etapa 2: Desenhar contornando o pé. 


Etapa 3: Amplie o desenho


Etapa 4: Faça o recorte na ampliação, feito o recorte use como modelo para traçar o outro pé, para ter o par  esquerda e direita. Para fazer isso, basta virar o modelo contornar a forma. Marque em cada uma D (direita) e E (esquerda). 


Etapa 5: Depois de desenhadas e recortada coloque seus pés sobre as para marcar as linhas em que você cortará 4 fendas uma de cada lado do pé, para as fitas ou barbantes que amarrarão.  

         

Etapa 6: O par de pé pode ser da cor, ou seja, decore como quiser, pode usar papel colorido, pintar, colagem de tecido etc. Passe as tiras pelas fendas para que as duas extremidades do barbante ou fita, fiquem na parte superior do pé. 

 

Vamos Brincar:

         Não esqueça o pé do Curupira é virado para trás.

Experimente as diferentes formas de caminhar, dançar e como seria se você fosse o Curupira, o que aconteceria. 

Você pode pular, caminhar, saltitar, arrastar os pés, e todas essas possibilidades te trarão sensações diferente. Experimente!

Agora, que tal variar a velocidade? Rápido, lento, parado no mesmo lugar ou em deslocamento, mas tome cuidado para não se machucar!

Na próxima aula vamos experimentar juntos. Até lá!!!

 


sexta-feira, 19 de março de 2021

quinta-feira, 18 de março de 2021

Investigando Processos / Adriana e Daniel - 5ªfeira tarde

 

EMIA 

11-12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde 

Professores:. Adriana Amaral e Daniel Freitas 

Aula 3 - Postagem no Blog 

Título: Investigando processos 

Público Alvo: 11 - 12 anos 

Descrição: Investigar ferramentas para processos de criação, o que será que cada um de nós precisamos para começar a criação? 

INVESTIGANDO PROCESSOS 



Olá, Turma!! 

Na aula da semana passada, cada um de vocês apresentou alguém da família que trabalha com criação artística: músicos, instrumentistas, desenhistas, caligrafistas, pintores, escultores, tatuadores, cozinheiros, paisagistas, dançarinas... Enfim, foram muitos artistas!! Quanto conhecimento trocamos. Para essa semana vamos pedir para vocês pesquisarem algumas ferramentas que vocês acham que são necessárias para a criação artística de vocês. Por exemplo, vimos que um músico multi instrumentista toca um monte de instrumentos e eles são as suas ferramentas de trabalho e criação. E a ferramenta de cada um de vocês, qual seria? Lápis, pincel, tesoura, martelo ou uma câmera? Ou seria uma outra coisa diferente e especial pra você? Então, traga para a próxima aula sua caixa de ferramenta, ela será o disparador para iniciarmos os nossos processos de criação. 

Beijos, 

Até semana que vem!!


Perspectivas de uma caminho de descobertas / Maristela e Telmo 5 ª feira / aula 3

 Escola Municipal de Iniciação Artística 

8 anos - 5ª feira - manhã

Professores: Maristela Loureiro e Telmo Rocha 

 

TítuloPerspectivas: um caminho de descobertas

Público: 8 e 9 anos

Descrição:  Com materiais do cotidiano faremos confecção de máscaras. 

 

Olá crianças, tudo bem?

Em nosso último encontro fizemos uma máscara utilizando apenas uma folha de papel. Hoje iremos propor uma diferente, e para isso utilizaremos materiais  que  poderemos encontrar na nossa casa: um pedaço de papelão, canetinha, tinta, tesoura, revista, cola, etc.

Veja o vídeo e tenha algumas ideias para sua nova construção.

 



 

Você pode modificar o exemplo que viu nesta apresentação; utilize outros materiais como tampinhas, pedaço de lã, potinhos  e outras coisas legais que encontrar aí. Faça uma pesquisa e crie sua máscara para usarmos nas próximas aulas. 

 

Até o próximo encontro.

 

 

quarta-feira, 17 de março de 2021

Acordes 1 - Em e G_Douglas_OptativoGuitarra_aula3

Acordes 1 - Em e G


Público-alvo: Crianças a partir de 8 anos


Descrição: Introdução de dois acordes para nunca mais esquecermos. No começo pode parecer difícil, mas logo que entendemos a mão no braço da guitarra e descobrimos a sonoridade desses acordes tudo fica mais simples. Seguem as ilustrações para ajudar.



O que vi ao longe, o que vejo perto_Simone e Flávia_Aula03

O que vi ao longe, o que vejo perto

Faixa etária: 7 anos

Descrição: Relembrar a proposta realizada na aula online. Pesquisar objetos miúdos pela casa. 


Olá turma! Como estão?


Na aula passada fizemos a seguinte pergunta: 


Qual foi a coisa mais longe que você avistou na vida?”


Algumas crianças responderam: um urubu, pessoas na terra vistas do avião,  o Pico do Jaraguá visto da janela de casa,  um pica-pau numa árvore, uma praia, entre outros.


E a sua resposta, qual seria?


Depois fizemos uma brincadeira de buscar um objeto da casa que estivesse bem longe de você. 


Vamos experimentar? 

Qual objeto você achou?

Ah, brincamos também de buscar objetos de formas, cores, tamanhos, materiais e texturas diferentes. Se puder, faça essa brincadeira com os seus familiares. Por exemplo, a cada rodada uma pessoa escolhe um desses elementos “ um objeto áspero" ou “um objeto amarelo" ou  “um objeto de madeira" e todos devem buscar esse objeto pela casa. 





Invente também novas regras! Aproveite a brincadeira!


Para a próxima aula online combinamos de procurar pela casa objetos bem pequenos.


Quais são as miudezas que você encontra no seu lar? 


Escolha um pote ou caixa para colocar os objetos coletados e traga para o nosso próximo encontro!  


Estamos curiosas para ver o que é que vocês vão nos mostrar!!


Uma boa semana pra vocês!

Flávia e Simone