sexta-feira, 6 de novembro de 2020

A Estória em vídeo - Profs Liliana e Odino - aula 24

 A Estória em vídeo

     Público: Livre
     Descrição: Hoje a atividade de confeccionar um vídeo e sonorizar é continuação da atividade anterior, que foi de fazer estória em quadrinhos.
















Cenários, efeitos e atmosferas - Profs Priscila e Paulo da Rosa - Aula 24

 

Tìtulo: Cenário, efeitos e atmosferas

Público-alvo: Crianças de 8 anos

Descrição: Como já estamos com nossas silhuetas prontas e também criando novas histórias, vale agora pensar em algumas sugestões para que possamos introduzir alguns elementos que vão enriquecendo nossa fabulação: cenários, atmosferas, suspense... e todos os efeitos que pudermos descobrir. 
 
Link da aula no youtube:

Título: Sombra e luz - Douglas e Priscilla - Aula 24

Título: Sombra e luz

Hoje preparamos para vocês um pequeno vídeo poético. Vocês já observaram as sombras? De onde elas surgem? De que forma? Luz e sombra são coisas opostas, mas elas também se complementam, uma precisa da outra. O que seria da lua sem a luz que vem do Sol? O que são coisas opostas? Ouçam o vídeo e mergulhem nessa brincadeira poética.
Nos enviem pelo WhatsApp uma foto de alguma sombra que vocês criarem. Assim como nossa amiga coruja e seu filhotinho estaremos de olho para ver se encontramos alguma sombra legal por aí.


Como se tornar um mago por acaso - penúltimo cap. - Profs Adriano e Barbara - Aula 24

 Título: Como se tornar um mago por acaso penúltimo capítulo


Breve Descrição: Com que roupa eu vou sendo o mago que você me transformou? Neste capítulo o nosso 
                            oráculo da sorte irá conduzir vocês à encontrarem suas vestimentas mágicas para completar
                            o seu personagem magonífico !!

Público alvo: crianças à partir de 8 anos



quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Frases, movimentos e fantasias - Profs Márcia Madaloni e Marcos Venceslau - aula 24

  Frases, movimentos e fantasias



Público Alvo: Atividade livre, porém pensada para crianças de 7 anos



Breve descrição da atividade: A partir de uma frase o aluno cria um movimento que a represente. 

 

 

“A Dança nas Artes Visuais / As Artes Visuais na Dança”

 

 

Atividade 24 – Frases e movimentos

 

Olá alunos!!

Apresentamos nosso vídeo feito em nossa aula do dia 22 de novembro no “Encontro Criança Criando Dança” que aconteceu no dia 31 de outubro. Nosso vídeo foi um sucesso!

Neste vídeo postado aqui na página, acrescentamos os movimentos feitos na aula do dia 29 de outubro.

Convidamos vocês para que nos nossos próximos encontros continuemos produzindo com as frases reproduzidas em movimentos coreográficos e que nas novas gravações nós possamos compor um grande vídeo.

Criem as frases e podem desenvolver uma produção. Figurinos, adereços, maquiagem e cenário, se possível para a próxima aula.

Vamos criar, são os nossos encontros finais!!

 



O que é a melodia? - Profs Celso e Carla - aula 24

Título da Atividade: O que é melodia? 

Faixa etária: Crianças de 07 a 12 anos

Descrição da atividade: nesta aula conversamos sobre o entendimento de "melodia", trazendo dois exemplos em que esse aspecto musical está em destaque.


Aula 24


O que é melodia?


Quando você escuta uma música, o que mais chama sua atenção?


Quando alguém pede pra você cantarolar uma música que você gosta, sem usar a letra caso seja uma canção, o que você canta?


Certamente, você cantarola a melodia.


A melodia é o que, na maioria dos casos, mais de destaca em um música, é geralmente o que é mais fácil de perceber. Por exemplo, pensando em uma canção bem conhecida como “Se esta rua fosse minha”, se você cantá-la sem falar a letra estará cantando a melodia.


“A melodia é levar um som para um passeio”


Essa definição veio  de uma criança, foi contada pelo educador e compositor Murray Schafer. 


O que você entende de levar um som para um passeio?


A melodia é uma sequência linear de variações de sons em suas alturas (grave, médio e agudo) e durações, são parecidas com as frases que falamos para nos comunicar, elas tem um começo, um meio e um jeito de finalizar. Assim, podemos dizer que as melodias são as frases da música.


Escute a cantora Mônica Salmaso cantando a “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque e Edu Lobo. Preste atenção na melodia da voz.


Você percebe outras melodias além da voz?


Em quais instrumentos?


https://www.youtube.com/watch?v=47vtJn8ApJA


Podemos combinar melodias de um jeito que elas se entrelaçam. Escute esse exemplo:


https://www.youtube.com/watch?v=4eVYzMYZfpQ  

 

Essa é uma composição do compositor alemão Johann Sebastian Bach, nesse caso, há duas melodias ao mesmo tempo, essa combinação de uma ou mais melodias é chamada de “contraponto”.


Agora reflita: como são as melodias que você mais gosta?

Quem é você na trilha? - Profs Ligia e Deise - Aula 24

 Título: Quem é você na trilha?

Público-alvo: Turma de 5 e 6 anos


Descrição: Sugerimos trilhas para vestir personagens com trecos caseiros. A partir daí 

pensar: qual o nome  dessa personagem? Como ela se movimenta, pula, derrapa? Qual a 

sua voz? Seu olhar?