segunda-feira, 14 de setembro de 2020

As potências do fogo - Profs. Sheila/Ligia/Douglas/Priscila - Aula 16

 

 

 

Título: As potências do fogo

Público-alvo: Crianças de 9 a 11 anos.

Descrição: O áudio estimula a refletir sobre as potências de transmutação do fogo e sobre a capacidade de regeneração da natureza, além de ser um convite para darmos boas vindas à Primavera. 

Ouça o audio dos professores:

https://soundcloud.com/user-211237726/quartetosextamanha-douglasligiapriscillasheila-aula16

Tesouros minúsculos e gigantes, reais e imaginários - Profas. Deise e Lígia - Aula 16

 

Título: Tesouros minúsculos e gigantes, reais e imaginários


Público-alvo: Turma de 5 e 6 anos


Descrição: Vamos sonhar tesouros para serem encontrados depois de

nossas valentes trilhas? No vídeo temos miudezas da casa e tesouros 

gigantes imaginários. Mas você pode misturar os tamanhos 

realidades. Aventura à vista!!!



TÍTULO: CATIRA DO PASSARINHO_Giselle_Paulo Farah_Aula17

 

TÍTULO: CATIRA DO PASSARINHO


Público alvo: crianças de 7 e 8 anos


Descrição: A Catira é uma dança feita em fileiras acompanhada por palmas e batidas de pés no sapateado. De origem portuguesa e indígena, é comum no interior de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.

A música CATIRA DO PASSARINHO é da autoria de Jacqueline Baumgratz e Celso Pan. A Catira é sempre acompanhada pela viola caipira.


Ouça:https://soundcloud.com/user-489896918/catira-do-passarinho/s-48oP4eeybly

Vamos cantar?

No pé da laranjeira tem um ninho de barro

Pode ser do João, João-de-barro

Sabiá laranjeira tem o peito dourado

Voa, canta canção pros namorados

Queria ser passarinho pra poder olhar pra baixo

Ver tudo pequenininho, casa, cavalo riacho

Proposta: ouvir a música, aprender a cantar e fazer o ritmo da Catira nas palmas e depois repetir nos pés. Observem que no meio da música e no final, a batida da viola traz o ritmo das palmas e do sapateado!


BRINCAR COM O RITMO DAS PALAVRAS DA ORDEM_GISELLE_ROSA_AULA17

 

BRINCAR COM O RITMO DAS PALAVRAS DA ORDEM


Descrição:
Podemos brincar de “ORDEM” com a bola e também com as palavras! Vamos bater em um objeto o ritmo das palavras dessa brincadeira. O interessante é bater cada vez em um objeto diferente. 

Ouça os áudios e experimente fazer!

1.  Batendo em um objeto o tempo (pulsação) da brincadeira:

https://soundcloud.com/user-489896918/ordem-online-audio-convertercom-1/s-KIqQjdHjGM6 


2.  Usando outro objeto, batendo duas vezes para cada palavra da “Ordem”:

https://soundcloud.com/user-489896918/ordem-com-2-batidas-online-audio-convertercom/s-BqoecOfBGLV


 3. Usando um objeto diferente, batendo o ritmo em cada sílaba das palavras:

https://soundcloud.com/user-489896918/ordem-batida-por-silaba/s-MzG4wIzpQsW


Desafio: Escolher um dos objetos e fazer uma batucada dentro do tempo da brincadeira da ORDEM, enquanto canta a brincadeira na cabeça, sem falar as palavras, só na imaginação!!

Como ficou? Coloque sua gravação no mural da EMIA:

https://padlet.com/emiasp/cursosregulares

Abraços de Giselle e Rosa


Viramos Dobradura_Quarteto2M_AULA17


VIRAMOS DOBRADURA

 Olá crianças!!!!

 Continuando nosso maravilhoso trabalho de criação, estamos compartilhando com vocês as ideias que    tiveram para cenas para a nossa composição, juntamente com o áudio gravado. 

 Cantem, brinquem com a  música.

 Memorizem e gravem-se cantando e enviem pra nós para termos nosso coral de crianças.

 Quem quiser já pensar em cenas, podem ir produzindo – filmando e enviando também.

 Bora cantar!!!! 

https://soundcloud.com/user-489896918/viramodobradura/s-dLZdrG94aRs


     LETRA DA MÚSICA                       IMAGENS SUGERIDAS PELAS CRIANÇAS


  Eu comia na Emia                                (desenho de Comida mordida quadro escrito emia)

 Enquanto uma criança corria 

O vento batia e um cachorro latia                   (vestir cachorro de tubarão) (Cachorro latindo) 

Enquanto o gato dormia                                        (filmar gata dormindo)

                                             

 Num espaço bem grande                                (sala/lugar da EMIA/sala grande da EMIA)(Galáxia)

 Uma criança dançante

 Um homem gritando num alto falante                (em cima de um banco de uma mesa)

 E a gente ia brincando                                              (imagem de parque/parquinho)

                                                                      

 E começou uma doudura

 E viramos dobradura                                               (fazer dobradura com dublagem) 

A gente comeu rapadura

 Tudo era loucura 


Um dia uma aventura aconteceu                           (montanha floresta) (mata da EMIA)  

Uma comida apareceu                                       (comida diferente – venenosa/ mágica) (explosão)

E a turma toda comeu

 E todo mundo morreu  


E como na emia tem arte

Gotas de tinta por toda parte                                      (desenho das gotas tinta)

Muita tinta choveu

Todo mundo renasceu  


Título: Meu Brinquedo Especial_Beth_Deise_AULA17

 Título: Meu Brinquedo Especial

Público-Alvo: Crianças de 06 anos


Descrição da Atividade: Escolha de brinquedo para guardar na caixa surpresa.