terça-feira, 8 de setembro de 2020

Sentidos para o Advento - Júlio e Flávia - Aula 16

 

Título: Sentidos para o Advento





Como estão cantores e cantoras do Coral EMIA, crianças e famílias que nos acompanham?

Esperamos que estejam bem e com saúde.

Vamos exercitar nosso canto? Quanto mais cantamos mais queremos cantar e nos aprimoramos nesta atividade tão prazerosa. 

 Vamos iniciar fazendo alguns alongamentos corporais e alguns dos aquecimentos vocais que já colocamos nas postagens anteriores?

 Escutem o áudio a seguir com primeira voz guia tocada com piano e vamos treinar por partes.

 https://soundcloud.com/emia-sp/audio-guia-voz-1-com-piano

 

Dicas de como estudar e memorizar a música e a letra:

Vamos fazer a parte 1 da música com a primeira e a segunda letra por frases, de modo a decorar.

Por exemplo: 

(primeira letra da parte 1)

 

A água que brotou (1)

O sol evaporou (2)

A nuvem que nasceu (3)

Deixou o sol pra trás (4)

 

Choveu demais, choveu

E o sol reapareceu

 

(segunda letra da parte 1)

Desceu do céu solar (1)

Desceu do sol a luz (2)

Desceu do seu altar (3)

Desceu do seu azul (4)

 

Desceu do céu o calor

E a água evaporou

 

Depois dessa parte muito bem assimilada, fazer a parte 2 dividindo também as frases.

Essa parte é difícil tanto para articulação quanto para memorização. Uma dica é dividir em partes menores e depois ir juntando.

 

Por exemplo:

(parte 2 da música)

 

Vento que inspira,(1)

que muito suspira, (2)

que move esse céu de lugar (3)

 

Céu que se limpa (1)

com o vento que brinca (2)

movendo essa nuvem de lá (3)

 

Nuvem que nasce (1)

da água que sobe (2)

que cai como gotas no chão (3)

 

Chão que engole (1)

água doce que molha (2)

e germina mais um novo grão (3)


Agora que aprenderam bem poderão gravar a sua voz ouvindo a base com fone de ouvido.

Procurem cantar de pé com o seu corpo todo participando dessa ação.

 

Vamos pensar na letra dessa canção?

 

Do que fala essa canção para você. Você pensou no sentido da palavra Advento? É algo que se inicia…

O que no seu entendimento se inicia neste momento que vivemos de quarentena? Você poderia fazer um desenho ou pensar numa imagem para expressar o que sente?

Se quiserem  podem gravar e nos enviar, ou descrever nos comentários aqui do blog a sua experiência.

Abraços e até nosso próximo encontro,


Julio e Flávia


Coral das Famílias - Viviane e Rosana - Aula 16


Título: Guia Harmônico e Melódico de "Preciso me Encontrar"


Segue em anexo os vídeos de soprano e contralto, com guia harmônico e melódico, da canção “Preciso me Encontrar“.

Bom estudo! 

Nos encontraremos na próxima terça-feira através do ZOOM.

CONTRALTO:
 

SOPRANO:
  




Caça ao Saci - Marcos e Paulo Farah - Aula 16

 

Título: Caça ao Saci


Público-Alvo: Atividade livre, porém pensada para crianças de 5 e 6 anos

Breve descrição da atividade: o vídeo mostra a caça ao Saci e propõe aos alunos descobrirem, pesquisarem, inventarem ou criarem o que tem dentro da Carapuça do Saci e contar para nós de alguma forma artística seja, desenho, foto, vídeo, áudio, teatro, dança ou como achar melhor.




https://youtu.be/BrRvR0g6TsI




Quantos sons diferentes você consegue fazer no seu instrumento? - Celso, Geraldo e Samuel - Aulo 16

 

tuloCordas Coletivas - Quantos sons diferentes você consegue fazer no seu instrumento?




Cordas Coletivas 1 - Terça Manhã e Tarde

 

blico-Alvo: A partir de crianças de 7 anos

 

Breve descrição de atividade: Aula em que os alunos são convidados a pensar em quantos sons diferentes conseguem fazer com o objetivo de criar uma cena ou personagem para ser representado somente com esses sons.

 

Informações adicionais:


Att,


Professores Celso, Geraldo e Samuel