segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Passa-passa quatro vezes! - Luciana, Odino, Bárbara e Meri - Aula 06

Título: Passa-passa quatro vezes!

Público alvo: crianças a partir de 9 anos
Breve descrição: Que tal contarmos e desenharmos uma história juntos? Nós, professores do quarteto, já fizemos a nossa! 

 
Jogo: Passa-passa quatro vezes!

Objetivo do jogo: contar uma história coletivamente e sem combinar.

Regras do jogo:
 - defina quais serão os jogadores e a forma que irão passar a história, além de ajustar as regras,
 - o primeiro jogador começa a história e passa seu áudio para o segundo jogador, sem combinar.  
 - o segundo jogador escutará o áudio do primeiro jogador e fará um desenho deste trecho da história. Depois continuará a história gravando seu áudio.
 - o terceiro jogador receberá o primeiro e o segundo áudio, para depois dar continuidade na história. Ele fará um desenho apenas da segunda parte da história. 
 - o quarto jogador receberá os três áudios e finalizará a história. Desenhará, também, a terceira parte da história. 
 - o primeiro jogador receberá os quatro áudios e fará um desenho da quarta parte da história. Sua tarefa é juntar tudo e mostrar para os demais jogadores.
 - importante: os áudios devem ter no máximo 2 minutos e precisam ser nomeados assim: "áudio I", "áudio II"... Os desenhos devem ser enviados junto com os áudios. 

bom jogo pra nós!!


7_anos_2M_Giselle_Rosa_Aula15

 Título: VAMOS FAZER UMA BOLA DE MEIA

Público alvo: crianças de 7 e 8 anos


Descrição: A brincadeira da ORDEM que fizemos na última postagem e no encontro online é feita jogando uma bola na parede enquanto se fala a sequência da BRINCADEIRA DA ORDEM. Para brincar de ORDEM precisamos de uma bola, mas pra quem não tem uma em casa, pode fazer uma bola de meia. Veja como se faz: 

https://youtu.be/gNB8jllyY1w

Temos muitos desafios!! Jogar a bola na parede e pegar com as mãos sem deixar cair no chão e falar a sequência da brincadeira no mesmo ritmo.

Ordem 

Seu lugar

 Sem rir

 Sem falar 

Um dos pés

 O outro

 Uma das mãos

 A outra 

Bate palma

 Pirueta

 Trás pra frente 

Mãos cruzadas 

Sete quedas 

Vamos tentar? Ouça a gravação da sequência:

https://soundcloud.com/user-489896918/ordem-online-audio-convertercom/s-p7b9E6y7hw4

08_anos_2T_Karime_Telmo_Aula15

 Título: Contorno Dançante II – uma nova tentativa!!

Público Alvo: crianças de 8 anos


Descrição de atividade: A partir das imagens de formas corporais produzidas pelas crianças na aula anterior (on-line), propomos a criação de uma sequência de movimentos!! Nesta atividade cada criança escolhe 4 formas corporais – relembradas no vídeo abaixo – e criam a transição de movimento de uma para a outra. Para compreender melhor, assistam ao video abaixo!


Informações adicionais: Se puder, compartilhe o registro de sua dança no grupo de WhatsApp e/ou no padlet da EMIA:

https://padlet.com/emiasp/cursosregulares

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Meus objetos diferentes - Profs Deise e Flávia - Aula 14

 

Descrição da Atividade

Título: Meus objetos diferentes

Público-Alvo: crianças de 07 anos     

Descrição: Escolher objetos para compartilhar no encontro online.

                                                                   

O vento - Profs. Douglas Ligia Priscila Sheila - Aula 14

 

Título: o vento

Público-alvo: Crianças com idades entre 9 e 11 anos.

Descrição: O vídeo é um registro poético de parte aula on line que fizemos na última semana. Dessa forma, as crianças que estiveram conosco poderão apreciar o que fizemos juntos
e, aquelas que não puderam estar, terão contato com o conteúdo trabalhado.
 


O Ritmo das Coisas - Profs. Carla e Celso - Violinos Coletivos

 

O Ritmo das coisas.


Hey crianças, como estão?

Vamos falar de Ritmo?


Mas...

O que é Ritmo? 

O que é pulso?


Pulso é como o coração da música, as vezes é lento e tranquilo, outras pulsa rapidamente… 

Ritmo é duração do som que acontece a partir da Pulsação, a marcação dessas durações sonoras na música.

Pulso é como um trilho de trem, o Ritmo é o trem. 

Já pensou na possibilidade de fazer música com os objetos de casa? 

Será que é possível identificar sons rítmicos nos objetos, como: máquina de lavar, liquidificador, microondas, batedeira de bolo, chuveiro, torneira, geladeira ?  

A atividade da semana, é fazer uma investigação dos sons rítmicos dos objetos de casa.


Temos dois exemplos bem legais aqui. 

https://www.youtube.com/watch?v=ua_GBI91iGo


https://www.youtube.com/watch?v=yi-QqfdVcYA

Dança com as mãos - Profs Paulo e Priscila - Aula 14

 

TÍtulo: Dança com as mãos

Público-alvo: 7 anos

Descrição: O vídeo convida as crianças a fazerem uma dança com as mãos.