terça-feira, 25 de agosto de 2020

Radionovela - Ana Claudia, Adriana, Beth e Thiago - Aula 14

 

Título: Radionovela - Objetos Animados


*Rádio modelo am/fm M068

 

Olá turma, tudo bem com vocês?

Em nossa última atividade vocês deram vida para alguns objetos, criaram as maneiras deles se movimentarem, falar e com isso criaram histórias para esses personagens.

Então na aula de hoje vamos criar uma Radionovela! Vocês sabem o que é uma radionovela? Já ouviram falar? As radionovelas eram histórias transmitidas pelos rádios, que surgiu no brasil em 1922, na qual ouvíamos como as pessoas se vestiam, como eram os lugares e as cores, mas não podíamos ver, apenas imaginar. Com isso vamos propor que vocês criem uma radionovela com os personagens que já foram criados com as situações que vocês imaginaram.

Segue o link de uma história contada como nas radionovelas de antigamente para vocês escutarem, tentem perceber e descobrir quais são os efeitos sonoros, as mudanças de voz e qual o lugar que essas histórias acontecem.

Abraços turma!!

Até a próxima

 

o áudio é a Rádio Novela: Pedro e o Lobo - Quintal da Cultura

https://soundcloud.com/emia-sp/aud-20200824-wa0038-1





segunda-feira, 24 de agosto de 2020

7anos_2T_Giselle_PauloF_Aula14

 

TÍTULO: CANTAR E SE MOVIMENTAR NO CACURIÁ


Público alvo: crianças de 7 e 8 anos

Nos nossos últimos encontros apresentamos histórias de pássaros, sugerimos que observassem seus cantos, sons e plumagens... Os artistas da cultura popular também se encantaram com as aves, como no caso deste cacuriá de domínio popular “Maçariquinho”, que as crianças do “Cacuria infantil Raízes do Quilombo de Damásio” apresentaram nesta gravação dos minutos 2:44 até 3:35

https://www.youtube.com/watch?v=58dLIT40XEk

O maçariquinho é um pequeno passarinho que migra da America do Norte para a América do Sul.


A professora Giselle também traz uma gravação com ela cantando a mesma música, mas vale observar uma pequena variação na letra, que existem devido às mudanças que estas canções têm em cada região.

https://soundcloud.com/user-489896918/macariquinho-online-audio-convertercom/s-vF8Yyc17fWp


MAÇARIQUINHO NA BEIRA DA PRAIA

COMO É QUE A MAMÃE LAVA A SAIA     2x

É ASSIM, É ASSIM, É ASSIM, Ô LELE

É ASSIM QUE A MAMÃE LAVA A SAIA 2x


Nossa proposta é que vocês escutem essa música, cantem e dancem brincando explorando movimentos no ritmo do cacuriá, assim como as crianças do que estão dançando nesta filmagem apresentada. Não tem certo ou errado, tem viagem, tem brincadeira, tem leveza graça e beleza, tal qual os lindos passarinhos da natureza...


6anos_2T_Beth_Deise_Aula14

 Título: Minha Caixa Surpresa

Público alvo: 06 anos

Descrição: Você aprenderá a criar ou decorar  sua caixa surpresa. Assista a dica que pensamos com carinho para você. Até o encontro online da semana que vem!


6anos_2M_Carla_Karime_Aula14

 CRIANDO UM TRANSPORTE


Olá crianças, como estão?

Vamos seguir com nossas viagens? 

Nesta atividade, eu e Karime queremos propor que vocês criem um micro meio de transporte com objetos de casa mesmo, para viajar nos espaços da casa. 

Vejam nossa viagem no vídeo. E Boas viagens por aí.

Até logo!!!


Quarteto2m_Wilson_PauloF_Deise_Adriano_Aula14

 Nossa Música

Olá crianças!

Nestas duas semanas vocês compuseram uma canção com a intenção de fazermos um novo clip. Se estivéssemos ao vivo, mais possibilidades se abririam, como cantar e tocar juntos, dançar e atuar cenicamente. Neste momento de isolamento social, o clip foi uma maneira que encontramos de fazermos arte coletivamente.

Nesta postagem segue a canção, pedimos que ouçam, pensem, imaginem como podem agir sobre ela.

                                                               O que a letra sugere?

O que vocês têm vontade de criar sobre este texto e melodia?

Que ações, desenhos, doideras, movimentos?

Que formas?             

                                                              Com que emoção?

Mais do que deixar algo pronto, este é o momento de deixar a mente e corpo livre para criar, para virem com estas ideias no próximo encontro. Para isso também é importante anotar o que surge.


A música ficou assim (ainda não temos nome):

            https://soundcloud.com/user-489896918/aula14quartto-segunda-mnha/s-758Ph5qCVdE

Eu comia na Emia

Enquanto uma criança corria

O vento batia e um cachorro latia

Enquanto o gato dormia


Num espaço bem grande

Uma criança dançante

Um homem gritando num alto falante

E a gente ia brincando

 

E começou uma doudura

E viramos dobradura

A gente comeu rapadura

Tudo era loucura 


Um dia uma aventura aconteceu

Uma comida apareceu

E a turma toda comeu

E todo mundo morreu

 

e como na EMIA tem arte

Gotas de tinta por toda parte

Muita tinta choveu

todo mundo renasceu


Optativo Dança_Karime_2M_Aula14

 Título: Casa Labirinto 

Instalação “Construção”, de Tadashi Kawamata (divulgação/Thiago Minoru)

Faixa etária: 7 a 12 anos

Descrição da atividade: Agora a sua casa é um labirinto! Lugar com vários trajetos e objetos-portais, que podem levar a lugares desconhecidos. Para maiores informações, escute o audio!

https://soundcloud.com/user-489896918/casa-labirinto/s-BCyPO77m5bO

sábado, 22 de agosto de 2020

Vamos invenar uma história a partir de um objeto inventado? - Profs Flavia e Deise - Aula 13

 



Título: Vamos inventar uma história a partir de um objeto inventado? 

 Descrição: Continuando a aula anterior, inventar objetos que não existem com materiais que tenham em casa. Construir pensando em um formato bem diferente, imaginar para que ele serve e qual o nome desse objeto. Depois, criar uma história onde este objeto é usado por um personagem. 

 



 

 Audio da prof. Flavia:

https://soundcloud.com/user-211237726/07-anos-sextamanha-deiseflavia-aula13