terça-feira, 11 de agosto de 2020

05e06 anos_3ªM_Giselle e Telmo

 

Título: VAMOS FAZER UM CHOCALHO!


Público Alvo: crianças de 5 e 6 anos

Professores: Giselle e Telmo

 

Descrição: vamos transformar objetos que seriam descartados como rolinho de papelão, potes de iogurte ou outras sucatas e materiais que podemos facilmente ter em casa como tesoura, fita crepe ou durex, e grãos de arroz, feijão ou milho para a construção de um chocalho.




O Telmo mostra nesse vídeo como podemos fazer chocalhos!

Tem muitos jeitos diferentes...


veja o vídeo: 

https://drive.google.com/file/d/1pHeGF_v7dh3SPZd_e-yXyx5IT6bUhDb0/view?usp=sharing


Proposta: com a ajuda de um adulto faça o seu chocalho com o material que você escolher. Ah, se você tiver uma meia que pode ser cortada, veja que legal, você pode colocar seu chocalho na perna, no braço... improvisar e se divertir!


Tire uma foto e compartilhe no mural da Emia: https://padlet.com/emiasp/cursosregulares


5 e 6 anos_2ªf T_Douglas Iesus e Paulo da Rosa

 

Turmas: 05 e 06 anos

Horário: Segunda feira das 13:30 às 15:20hs e das 15:40 às 17:30hs

Professores: Douglas Iesus e Paulo da Rosa

Descrição da atividade: Dentro do espectro das possibilidades com sombra e imagem pretendemos mostrar e brincar com a técnica da frotagem. O termo frotagem é uma adaptação da palavra francesa frottage, e significa friccionar. Lá pelos anos 20, um artista alemão chamado Max Ernst, reparou que se colocasse uma folha de papel no chão irregular e passasse sobre a folha um lápis ou giz de cera, o chão criaria uma espécie de estampa no papel. Todos as texturas e contornos do piso formavam uma imagem interessante. Com isso nasceu a técnica de frotagem (site tempo junto). Com apenas uma folha sulfite, um lápis ou giz de cera, podemos fazer uma curiosa reprodução a partir de algumas superfícies com relevos.


Link:

https://www.tempojunto.com/2019/04/08/frotagem-uma-tecnica-de-artes-que-vai-encant



Oficina Fotografia_Lucas Lopes_3ªM_Aula 2_2º Sem


Título: auto-retrato, outros caminhos para se refletir

Descrição: Nessa atividade teremos como referência fotográfica a artista Vivian Maier, e é a partir da pesquisa sobre o trabalho dela que realizaremos nosso primeiro exercício. 




05e06anos_3T_Marcos Venceslau_Paulo Farah_Aula 2_2º Sem


Título: Fantasia


Público-Alvo: Atividade livre, porém pensada para crianças de 5 e 6 anos

Breve descrição da atividade: Contar suas histórias da maneira e formato que achar melhor.



 





Oficina Coral_3ªT_Júlio e Flávia_Aula 9

 

Aula 9 –  Oficina Coral_ Terça a tarde_ Julio e Flávia


Aprendendo a ler a partitura do arranjo vocal


Descrição: Nesta atividade vamos orientar como ler uma partitura coral com arranjo à duas vozes e estimular a pesquisa para conhecer outras músicas de Adoniran Barbosa.

Público Alvo: crianças de 09 a 13 anos

Informações adicionais: 

Imagem da partitura do arranjo em PNG



 

Na nossa última aula (Aula 8) orientamos o treinamento de como podemos aprender a cantar à duas vozes a música Trem das Onze de Adoniran Barbosa.

Agora vamos ver como ficam essas vozes quando escritas numa partitura, ao mesmo que tempo que aprenderemos noções básicas de leitura musical. A escrita e leitura da partitura é um recurso muito útil no aprendizado musical.

 

Este é um arranjo para duas vozes sendo a de cima a voz 1 (mais aguda) e a de baixo a voz 2 (mais grave).

A partitura é um recurso que os músicos têm para escrever os sons musicais. Mesmo sem saber ler as notas você pode se orientar pelo movimento dessas notas (representado pelas “bolinhas” com ou sem hastes dispostas nas linhas ou nos espaços). Repare que quando ela sobe nas linhas do pentagrama a nota será mais aguda e quando ela desce será mais grave, e quando o som se repete, fica na mesma linha ou espaço.

Para praticar cante a sua voz tentando acompanhar pela partitura. Repare que elas estão escritas tanto voz 1 quanto voz 2, em um mesmo sistema, porém, você deverá seguir o caminho da voz que estiver lendo. Se for a superior você sempre terá que seguir lendo a linha superior (voz 1). Ajuda muito seguir lendo o texto escrito em baixo da pauta musical.

Escute as vozes separadamente  (também disponível na Aula 8)

 

voz 1 

https://soundcloud.com/user-489896918/audio-1-voz-1trem-das-onze-trecho-final/s-vMkcS3G1pjr

 

voz 2


https://soundcloud.com/user-489896918/audio-2-voz-2-trem-das-onze-trecho-final/s-HfCAfF2O8Hj


duas vozes com arranjo completo


https://soundcloud.com/user-489896918/audio-3-duas-vozes-trem-das-onze-trecho-final/s-LVIUZAONkSs

 

 

Vocês conhecem outras músicas do Adoniran Barbosa que falam de situações engraçadas ou de cenas que se passam na cidade de São Paulo? Gostariam de cantar mais músicas deste compositor? Poderiam pesquisar na internet, listar as que mais gostaram e nos passar pelo nosso grupo de WhatsApp? 

Se quiserem podem nos dar retornos já cantando algumas dessas músicas em áudio ou vídeos também pelo Mural EMIA no padlet:

colocar endereço de oficinas:

https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas

 

Não esqueçam de se identificar, colocando seu nome, Oficina Coral,Terça-feira tarde, profs Júlio/Flávia.

 

Boas cantorias.

 

Julio e Flávia

 


Optativo de Dança_3ªf T_Douglas Iesus_aula2_2sem

 

Título: Uma dança em GIF 


Público Alvo: A partir de 07 anos 

Professor: Douglas Iesus


Descrição da aula: nessa aula daremos continuidade a criação da nossa coreografia de Funky Style, pensando a repetição! Inspirados pelos GIF (aquelas imagens que se repetem como um bumerangue) vamos escolher três dos 10 GIFs sugeridos para incrementarmos nossa coreografia. Vamos lá?!



Segue abaixo link do vídeo para postagem da 2a aula do 2o semestre da turma do optativo em dança:


https://drive.google.com/file/d/1TWCHpHkHzYYgomVlYOgOFuAWEj5v8hu9/view?usp=sharing




Segue link de imagem para postagem:





Música: Chaka Kan - Like Sugar:








segunda-feira, 10 de agosto de 2020

7anos_2M_Giselle_Rosa_Aula 11

 

Título: O retorno 

Público alvo: crianças de 7 e 8 anos


Estamos de volta com nossos encontros virtuais!

Realizamos um vídeo para vocês assistirem e recordarem um pouco de como foi nosso percurso no primeiro semestre. Colocamos todos os trabalhos enviados pelas crianças e junto, a melodia da música Banaha tocada pelo violão. Vocês lembram dessa música? 

Proposta: vamos cantar a letra da música Banaha junto com a melodia que está no vídeo?

link do vídeo: https://youtu.be/fxUlOe4dDYQ

Banaha

Si,sisi, si dolada, Yaku sine ladu banaha


Si, sisi, si dolada, Yaku sine ladu banaha


Banaha, banaha, Yaku sine ladu banaha


Banaha, banaha, Yaku sine ladu banaha


Ah Banaha, Yaku sine ladu banaha


Ah, banaha, Yaku sine ladu banaha



Abraços de Giselle e Rosa.

Até o próximo encontro!