terça-feira, 11 de agosto de 2020

05e06anos_3T_Marcos Venceslau_Paulo Farah_Aula 2_2º Sem


Título: Fantasia


Público-Alvo: Atividade livre, porém pensada para crianças de 5 e 6 anos

Breve descrição da atividade: Contar suas histórias da maneira e formato que achar melhor.



 





Oficina Coral_3ªT_Júlio e Flávia_Aula 9

 

Aula 9 –  Oficina Coral_ Terça a tarde_ Julio e Flávia


Aprendendo a ler a partitura do arranjo vocal


Descrição: Nesta atividade vamos orientar como ler uma partitura coral com arranjo à duas vozes e estimular a pesquisa para conhecer outras músicas de Adoniran Barbosa.

Público Alvo: crianças de 09 a 13 anos

Informações adicionais: 

Imagem da partitura do arranjo em PNG



 

Na nossa última aula (Aula 8) orientamos o treinamento de como podemos aprender a cantar à duas vozes a música Trem das Onze de Adoniran Barbosa.

Agora vamos ver como ficam essas vozes quando escritas numa partitura, ao mesmo que tempo que aprenderemos noções básicas de leitura musical. A escrita e leitura da partitura é um recurso muito útil no aprendizado musical.

 

Este é um arranjo para duas vozes sendo a de cima a voz 1 (mais aguda) e a de baixo a voz 2 (mais grave).

A partitura é um recurso que os músicos têm para escrever os sons musicais. Mesmo sem saber ler as notas você pode se orientar pelo movimento dessas notas (representado pelas “bolinhas” com ou sem hastes dispostas nas linhas ou nos espaços). Repare que quando ela sobe nas linhas do pentagrama a nota será mais aguda e quando ela desce será mais grave, e quando o som se repete, fica na mesma linha ou espaço.

Para praticar cante a sua voz tentando acompanhar pela partitura. Repare que elas estão escritas tanto voz 1 quanto voz 2, em um mesmo sistema, porém, você deverá seguir o caminho da voz que estiver lendo. Se for a superior você sempre terá que seguir lendo a linha superior (voz 1). Ajuda muito seguir lendo o texto escrito em baixo da pauta musical.

Escute as vozes separadamente  (também disponível na Aula 8)

 

voz 1 

https://soundcloud.com/user-489896918/audio-1-voz-1trem-das-onze-trecho-final/s-vMkcS3G1pjr

 

voz 2


https://soundcloud.com/user-489896918/audio-2-voz-2-trem-das-onze-trecho-final/s-HfCAfF2O8Hj


duas vozes com arranjo completo


https://soundcloud.com/user-489896918/audio-3-duas-vozes-trem-das-onze-trecho-final/s-LVIUZAONkSs

 

 

Vocês conhecem outras músicas do Adoniran Barbosa que falam de situações engraçadas ou de cenas que se passam na cidade de São Paulo? Gostariam de cantar mais músicas deste compositor? Poderiam pesquisar na internet, listar as que mais gostaram e nos passar pelo nosso grupo de WhatsApp? 

Se quiserem podem nos dar retornos já cantando algumas dessas músicas em áudio ou vídeos também pelo Mural EMIA no padlet:

colocar endereço de oficinas:

https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas

 

Não esqueçam de se identificar, colocando seu nome, Oficina Coral,Terça-feira tarde, profs Júlio/Flávia.

 

Boas cantorias.

 

Julio e Flávia

 


Optativo de Dança_3ªf T_Douglas Iesus_aula2_2sem

 

Título: Uma dança em GIF 


Público Alvo: A partir de 07 anos 

Professor: Douglas Iesus


Descrição da aula: nessa aula daremos continuidade a criação da nossa coreografia de Funky Style, pensando a repetição! Inspirados pelos GIF (aquelas imagens que se repetem como um bumerangue) vamos escolher três dos 10 GIFs sugeridos para incrementarmos nossa coreografia. Vamos lá?!



Segue abaixo link do vídeo para postagem da 2a aula do 2o semestre da turma do optativo em dança:


https://drive.google.com/file/d/1TWCHpHkHzYYgomVlYOgOFuAWEj5v8hu9/view?usp=sharing




Segue link de imagem para postagem:





Música: Chaka Kan - Like Sugar:








segunda-feira, 10 de agosto de 2020

7anos_2M_Giselle_Rosa_Aula 11

 

Título: O retorno 

Público alvo: crianças de 7 e 8 anos


Estamos de volta com nossos encontros virtuais!

Realizamos um vídeo para vocês assistirem e recordarem um pouco de como foi nosso percurso no primeiro semestre. Colocamos todos os trabalhos enviados pelas crianças e junto, a melodia da música Banaha tocada pelo violão. Vocês lembram dessa música? 

Proposta: vamos cantar a letra da música Banaha junto com a melodia que está no vídeo?

link do vídeo: https://youtu.be/fxUlOe4dDYQ

Banaha

Si,sisi, si dolada, Yaku sine ladu banaha


Si, sisi, si dolada, Yaku sine ladu banaha


Banaha, banaha, Yaku sine ladu banaha


Banaha, banaha, Yaku sine ladu banaha


Ah Banaha, Yaku sine ladu banaha


Ah, banaha, Yaku sine ladu banaha



Abraços de Giselle e Rosa.

Até o próximo encontro! 

Quarteto_2T_Marcos_Maristela_Rosa_Thiago_Aula 12


 Título: BrincArtemCasa  - Janela das mãos


Público Alvo: Atividade livre, porém pensada para crianças de 9, 10 e 11 anos

Breve descrição da atividade: Janela das Mãos


7anos_2M_Lucas_Thiago_aula 12

 

Título: pesquisando animais

Descrição: Nessa atividade vamos partir das experiências que tivemos juntos em nosso último encontro, vamos pesquisar a relação de diferentes espécies de animais que vivem juntas . Vamos lá?









Optativodança_2fm_karime_11

LABIRINTO

 Relativity, M. C. Escher


Faixa etária: 7 a 12 anos

Breve descrição: A proposta, acompanhada de audio explicativo, sugere uma exploração imaginativa do Labirinto no corpo. Ao final, propõe a realização de um desenho e seu compartilhamento no grupo do WhatsApp e no padlet da EMIA.(https://padlet.com/emiasp/cursosregulares).

https://soundcloud.com/user-489896918/labirinto-optativo/s-Sr53lnIKatl