quinta-feira, 6 de agosto de 2020

8 anos 2 tarde profs Maristela e Luciana - Do que você não gosta de brincar? - Aula 11

 
 Título: Do que você não gosta de brincar?

Público alvo: brincadeira livre, porém pensada para as crianças de 8 anos.

Descrição da atividade:

Nosso blog da EMIA está parecendo um baú de brincadeiras!

Nós, professoras, sugerimos algumas coisas também... brincamos de investigar fatos misteriosos, trocamos bilhetes e desvendamos pistas, “conhecemos” o  músico Beethoven   e a personagem  OBAX, vimos chover flores e aprendemos a cantar algumas músicas. Contamos nossos medos e guardamos muitos deles debaixo do travesseiro, escolhemos pedrinhas e jogamos “as cinco marias”.

 Uau! Quantas brincadeiras cabem numa pergunta ou quantas perguntas cabem numa brincadeira?

Se você fosse criar uma pergunta para guardar num baú, qual seria?

Você brinca quando dorme? 

Ou quando come?

 Ou ainda... quais brincadeiras nunca caberiam nesse baú: 
QUE BRINCADEIRA VOCÊ NÃO GOSTA?

Seria incrível se você pudesse registrar sua resposta! Que tal fazer um desenho?
 Que tipo de materiais você usaria para registrar algo que não gosta? E por que?
Hum... e se esse tal baú de perguntas inundasse o blog da EMIA, o que aconteceria?
Quer colocar sua criação no nosso mural?
  

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

11e12_2tarde_LucasSheila_Aula11

Título: vídeos curtos 

Descrição: Olá pessoal, nessa atividade teremos como referência o trabalho dos artistas Rivane e Cao, com um exercício de olhar para os movimentos e paisagens da casa e gravando pequenas cenas com nosso olhar contemplativo. 







segunda-feira, 20 de julho de 2020

Dentro ou fora onde você habita

(House os Stairs - Maurits Cornelis Escher)


Descrição: Nos últimos quatro meses o mundo coube em nossa casa e todos os nossos lugares de trabalho couberam em algum canto desta casa. A proposta desta postagem produzida pela gestão faz parte da semana de formação. A finalidade é vivenciar, de certo modo, o que viemos propondo aos alunos da EMIA, durante esses quatro meses.

Público alvo: Corpo docente da EMIA


Instrução: Professores/artistas, apresentamos nesta postagem alguns enunciados. Você deve escolher um, ou mais, desses enunciados a seguir como um disparador para o desenvolvimento de um retorno criativo. Os materiais podem ser de qualquer natureza como uma música, uma imagem, uma foto, um desenho, um poema, uma narrativa, uma dança, uma cena. Porém seu material deve ser registrado e postado no mural do padlet no seguinte endereço: https://padlet.com/emiadocente/muraldocorpodocente

As postagens devem ser feitas até o dia até o dia 24 de julho, às 23h23.


Enunciados:

  • A:

(Imagem: Isidro Ferrer). 

Atribua uma cor, um som e um sabor para sua casa. Misture tudo com água, que passarinho não bebe, e responda a seguinte questão: quais (i)materialidades constituem seu ninho.
  • B:



O que da casa existe em vc? o que de vc existe na casa?


A resposta pode ser em prosa, em verso, pode ser poema, pode ser poesia. pode ser em letras grandes, letras pequenas, palavras arrumadas ou desarrumadas. E caso tenha uma imagem que acompanhe, que seja desenhada com suas próprias mãos.


  • C:
Estou sentindo aqueles passos
rente dos meus e do muro.
As palavras que escutava
eram pássaros no escuro...
Pássaros de voz tão clara,
voz de desenho tão puro!

(MEIRELES, 2001, p. xx).

A proposta deste trabalho é que você se conecte ao lugar da casa que escolheu para trabalhar, estudar e gerenciar sua vida, a partir do sentido do tato. Quais as texturas que te cercam e estão diretamente em contato com você? Você tem silencio, privacidade? Você tem espaço suficiente?

  • D:





Nestes últimos meses temos ido ao supermercado, feito consultas médicas, falado com a família, ido a museus e assistido a shows e concertos a partir de um tela, que varia de um celular a um computador ou uma tela de smart tv. Temos olhado muito, escutado muito, mas como está o sentir? As pontas dos dedos são agora nosso elo de conexão com o mundo, mas o que elas estão sentindo realmente?


 (Música Tears, de Django Reinhardt e Stephanie Grapell)

  • E:



"Perguntei sobre silêncio
Ela respirou
Um caracol se recolheu"

( Criação coletiva dos alunos alunas de 2° ano do Ensino Fundamental)


Quantas moradas cabem na sua respiração?

  • F:

    “...é preciso haver fantasia pra poder viver um pouco melhor.” –


    Oscar Niemeyer

    O que tem sido libertador e carcerário no confinamento da sua morada?


  • G:



meu jardim é

do Éden

da ternura

de silêncio

do passado

de segredo


E o seu?

(música - The Arts and the Hours, da ópera "Les Boréades" de Jean- Philippe Rameau (1683-1764))

  • H:
(Companhia contemporânea de dança teatro da Bélgica)


Quando tão íntimo o processo artístico expõe as estruturas de dentro. Janela de vidro mostra, de fora para dentro e vice e versa. Como os artistas separam a vida do trabalho se a inquietação, de tão intensa, expõe o interno, o pessoal, o íntimo, os incômodos, as posições e opiniões.


Aqui se encerram os enunciados! Uma observação importante: não é necessário indicar qual foi o enunciado escolhido, apenas se quiserem.


Desejamos um bom retorno!!!


Abraços ternos!

Gestão






sexta-feira, 3 de julho de 2020

Optativo_Música_Guitarra_Glauco_Aula 10

Título: Criar músicas e escrever.

Público alvo: Crianças à partir de 8 anos e interessados.

Descrição: Criação de músicas e escrita.



Optativo_Dança_3T_Douglas_Aula 10

Título: Quatro outros fundamentos do Locking 


Público Alvo: A partir de 07 anos 


Descrição da aula: Nessa aula daremos continuidade a nossa pesquisa com a dança locking. A ideia é improvisar e brincar com os espaços da sua casa. 




https://youtu.be/yqpFg0zuc1k


Oficina_Teatro_4T_Toninho_Aula 10


 A PEDAGOGIA DAS MÁSCARAS

BREVE DESCRIÇÃO:  Nesta última aula de nossa oficina, vamos falar das máscaras como elemento na formação do ator e da atriz, dando um breve histórico de como e onde isso ocorreu

PÚBLICO ALVO: Jovens a partir de 13 anos








Optativo_Dança_2M_Karime_Aula 10

Título: Rememorar


Faixa etária: 7 a 12

Descrição da atividade: Olá pessoal, tudo bem? Para finalizar o primeiro semestre, trago aqui todos os links das atividades que foram propostas desde que o isolamento começou. O tema central “Pequenas Danças para Espaço Reduzidos”, é dividido em três momentos distintos: a dança com os móveis de casa (Aulas 1, 2 e 3), os colecionadores de gestos (Aulas 4, 5, 6 e 7) e a entrevista com algum familiar (Aulas 8 e 9). Eu sugiro que escolham algum desses momentos, revejam os links na ordem, aproveitem para rememorar a proposta e refazer... ou fazer! Não se preocupem em finalizar! A ideia é se divertir com o processo... aproveitem cada uma das propostas e brinquem com as possibilidades que descobrirem.
 Aproveitem as férias e nos vemos em breve!!!
 Abraços!!
 Karime.



Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Aula 5

Aula 6

Aula 7

Aula 8

Aula 9