segunda-feira, 20 de julho de 2020

Dentro ou fora onde você habita

(House os Stairs - Maurits Cornelis Escher)


Descrição: Nos últimos quatro meses o mundo coube em nossa casa e todos os nossos lugares de trabalho couberam em algum canto desta casa. A proposta desta postagem produzida pela gestão faz parte da semana de formação. A finalidade é vivenciar, de certo modo, o que viemos propondo aos alunos da EMIA, durante esses quatro meses.

Público alvo: Corpo docente da EMIA


Instrução: Professores/artistas, apresentamos nesta postagem alguns enunciados. Você deve escolher um, ou mais, desses enunciados a seguir como um disparador para o desenvolvimento de um retorno criativo. Os materiais podem ser de qualquer natureza como uma música, uma imagem, uma foto, um desenho, um poema, uma narrativa, uma dança, uma cena. Porém seu material deve ser registrado e postado no mural do padlet no seguinte endereço: https://padlet.com/emiadocente/muraldocorpodocente

As postagens devem ser feitas até o dia até o dia 24 de julho, às 23h23.


Enunciados:

  • A:

(Imagem: Isidro Ferrer). 

Atribua uma cor, um som e um sabor para sua casa. Misture tudo com água, que passarinho não bebe, e responda a seguinte questão: quais (i)materialidades constituem seu ninho.
  • B:



O que da casa existe em vc? o que de vc existe na casa?


A resposta pode ser em prosa, em verso, pode ser poema, pode ser poesia. pode ser em letras grandes, letras pequenas, palavras arrumadas ou desarrumadas. E caso tenha uma imagem que acompanhe, que seja desenhada com suas próprias mãos.


  • C:
Estou sentindo aqueles passos
rente dos meus e do muro.
As palavras que escutava
eram pássaros no escuro...
Pássaros de voz tão clara,
voz de desenho tão puro!

(MEIRELES, 2001, p. xx).

A proposta deste trabalho é que você se conecte ao lugar da casa que escolheu para trabalhar, estudar e gerenciar sua vida, a partir do sentido do tato. Quais as texturas que te cercam e estão diretamente em contato com você? Você tem silencio, privacidade? Você tem espaço suficiente?

  • D:





Nestes últimos meses temos ido ao supermercado, feito consultas médicas, falado com a família, ido a museus e assistido a shows e concertos a partir de um tela, que varia de um celular a um computador ou uma tela de smart tv. Temos olhado muito, escutado muito, mas como está o sentir? As pontas dos dedos são agora nosso elo de conexão com o mundo, mas o que elas estão sentindo realmente?


 (Música Tears, de Django Reinhardt e Stephanie Grapell)

  • E:



"Perguntei sobre silêncio
Ela respirou
Um caracol se recolheu"

( Criação coletiva dos alunos alunas de 2° ano do Ensino Fundamental)


Quantas moradas cabem na sua respiração?

  • F:

    “...é preciso haver fantasia pra poder viver um pouco melhor.” –


    Oscar Niemeyer

    O que tem sido libertador e carcerário no confinamento da sua morada?


  • G:



meu jardim é

do Éden

da ternura

de silêncio

do passado

de segredo


E o seu?

(música - The Arts and the Hours, da ópera "Les Boréades" de Jean- Philippe Rameau (1683-1764))

  • H:
(Companhia contemporânea de dança teatro da Bélgica)


Quando tão íntimo o processo artístico expõe as estruturas de dentro. Janela de vidro mostra, de fora para dentro e vice e versa. Como os artistas separam a vida do trabalho se a inquietação, de tão intensa, expõe o interno, o pessoal, o íntimo, os incômodos, as posições e opiniões.


Aqui se encerram os enunciados! Uma observação importante: não é necessário indicar qual foi o enunciado escolhido, apenas se quiserem.


Desejamos um bom retorno!!!


Abraços ternos!

Gestão






sexta-feira, 3 de julho de 2020

Optativo_Música_Guitarra_Glauco_Aula 10

Título: Criar músicas e escrever.

Público alvo: Crianças à partir de 8 anos e interessados.

Descrição: Criação de músicas e escrita.



Optativo_Dança_3T_Douglas_Aula 10

Título: Quatro outros fundamentos do Locking 


Público Alvo: A partir de 07 anos 


Descrição da aula: Nessa aula daremos continuidade a nossa pesquisa com a dança locking. A ideia é improvisar e brincar com os espaços da sua casa. 




https://youtu.be/yqpFg0zuc1k


Oficina_Teatro_4T_Toninho_Aula 10


 A PEDAGOGIA DAS MÁSCARAS

BREVE DESCRIÇÃO:  Nesta última aula de nossa oficina, vamos falar das máscaras como elemento na formação do ator e da atriz, dando um breve histórico de como e onde isso ocorreu

PÚBLICO ALVO: Jovens a partir de 13 anos








Optativo_Dança_2M_Karime_Aula 10

Título: Rememorar


Faixa etária: 7 a 12

Descrição da atividade: Olá pessoal, tudo bem? Para finalizar o primeiro semestre, trago aqui todos os links das atividades que foram propostas desde que o isolamento começou. O tema central “Pequenas Danças para Espaço Reduzidos”, é dividido em três momentos distintos: a dança com os móveis de casa (Aulas 1, 2 e 3), os colecionadores de gestos (Aulas 4, 5, 6 e 7) e a entrevista com algum familiar (Aulas 8 e 9). Eu sugiro que escolham algum desses momentos, revejam os links na ordem, aproveitem para rememorar a proposta e refazer... ou fazer! Não se preocupem em finalizar! A ideia é se divertir com o processo... aproveitem cada uma das propostas e brinquem com as possibilidades que descobrirem.
 Aproveitem as férias e nos vemos em breve!!!
 Abraços!!
 Karime.



Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Aula 5

Aula 6

Aula 7

Aula 8

Aula 9

Optativo_Artes Visuais_4M_Adriana_Aula10

O Desenho das coisas

Público Alvo: material aberto para todas as idades

Olá, queridxs!!


Na aula anterior nos encontramos online e foi muito bom ver cada um de vocês!!! Estou aqui imaginando se conseguiram transformar a folha de papel em escultura, será que vocês tentaram? Nesse encontro também falamos um pouquinho das nossas vontades e do desejo de aprender a fazer tinta e também gravura, vamos experimentar isso bastante depois das férias, mas antes, deixo aqui pra vocês uma ideia. Já imaginaram que muitas das coisas que estão no nosso dia a dia deixam seus desenhos gravados por onde passam? Pois é, muitas vezes a gente nem presta atenção! Será que vocês conseguiriam encontrar esses desenhos gravados também pela casa de vocês? Eu deixei aqui embaixo o registro dos desenhos que encontrei espelhados na minha casa, gostaria também de conhecer os da casa de vocês. Vamos tentar?!!

Boas férias!!


 



quinta-feira, 2 de julho de 2020

quarteto_6manha_Priscilla_Sheila_Ligia_DouglasF_Registro de Processo_aula10



Título: Registro de Processo

Público Alvo: crianças de 9 e 10 anos. 

Breve descrição de atividade: 

Olá turma! Vejam o registro da nossa 
experiência juntos durante a última aula. Foi 
muito especial!