quinta-feira, 30 de abril de 2020

Oficina de Teatro Sopros femininos Quinta-feira Manhã

Título: Bichos que Despertam Sopros Femininos

Aula 3



Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)


Descrição: Aprofundando a proposta de desconstrução da linguagem buscamos novamente uma inspiração na nossa obra de referência. A visceralidade dos sons sibilados, uivados, latidos, coaxados, relinchados, cacarejados podem nos inspirar a alargar nosso sopro?

terça-feira, 28 de abril de 2020

Violinos ColetivosAula 3 Carla e Celso Sexta-feira de manhã


Título: As cordas do violino



Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos.

Breve descrição de atividade: 

Nesta aula vamos aprender as quatro cordas do violino. Vamos também aprender um acompanhamento para música "Sansakroma" tocando nas cordas soltas do violino.



Olá turma de violinos coletivos!


Como vocês estão?

Para a aula de hoje, vamos aprender sobre as cordas do violino.

O violino tem quatro cordas, veja na imagem abaixo:
(o pessoal que está no segundo ano já sabe, né? Mas sempre é bom recordar)




A corda SOL é a mais grossa e também a mais grave.

A corda RÉ vem em seguida, um pouco menos grave que a sol.
Depois a corda LA, que já começa a ser uma corda aguda.
Em seguida temos a corda MI, a mais aguda e mais fininha.

Vamos aprender hoje como tocar o acompanhamento da música Sansakroma usando somente o som dessas cordas.
Quando tocamos as quatro cordas do violino sem pressionar os dedos da mão esquerda chamamos de “cordas soltas”.

Para o acompanhamento vamos tocar as cordas soltas em “duplas” assim:

Parte 1: Ré Ré Parte 2: Ré Ré
Ré Ré Ré Ré
Sol Sol Lá Lá
Ré Ré Ré Ré

Escute o áudio do acompanhamento e tente perceber quando é a corda RÉ, quando vai para a
SOL e quando vai para a LÁ na segunda parte.
Lembrando que neste acompanhamento nós não vamos tocar a corda Mi.
Depois de escutar o áudio do acompanhamento, escute o áudio que tem a melodia junto com o
acompanhamento.

Você consegue perceber bem o acompanhamento quando escuta ele junto com a melodia do
Sansakroma?

Que tal agora experimentar?

1. Experimente cantar a música do Sansakroma junto com o áudio do acompanhamento.


2. Depois experimente escutar o áudio com a melodia e bater palmas junto com o acompanhamento.


3. O que acham de contar pra gente como foi fazer essa atividade?




Título: Oficina de Estamparia Têxtil Artesanal | Block Printing Artista Professora Adriana Amaral

Postagem #3
Público Alvo: material aberto para todas as idades, porém recomendável para jovens e adultos a partir de 14 anos
Breve descrição de atividade: 
Nessa publicação as imagens dão continuidade ao processo de experimentação da matriz aplicada sobre superfícies de tecido como já apresentada nas aulas anteriores aqui publicadas. Nesse encontro abordamos o conceito de superfícies e possibilidades de pensar a estampa enquanto mensagem presente nas mais diversas formas contidas em nosso dia a dia. Decidimos também nesse encontro, que devido à dificuldade, por conta do isolamento, das integrantes conseguirem adquirir os materiais específicos, a partir do nosso próximo encontro online, começaremos dentro da proposta da oficina a pesquisar processos alternativos de criação de estampas, fazendo uso da técnica de tingimento natural, partindo da matéria-prima de alimentos disponíveis em casa.

Não se esqueçam de acompanhar o processo no nosso próximo encontro!

Referência bibliográfica utilizada no encontro: RÜTHSCHILING, Evelise Anicet. Design de Superfície. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008.

Link de acesso para galeria de processos:

Oficina Artes Visuais


Aula 03

Título: A aquarela em processo.




Publico alvo: Crianças a partir de 7 anos

Neste vídeo mostro um pouco do meu fazer artístico, utilizando a técnica da aquarela em que apresento uma construção de uma paisagem no pôr do sol com todas as suas cores e luzes. 



https://youtu.be/viQAmsCTYxQ

Oficina de Teatro Artista Professor Antonio Correa Neto


Título: AS MÁSCARAS DO TEATRO ORIENTAL

















Optativo Dança Artista Professora Karime


Título: Pequenas Danças para Espaços Reduzidos

Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos

Breve descrição de atividade: 

Esta é uma proposta com instruções para as crianças criarem regras de exploração de movimentos. Uma brincadeira na qual a escolha de espaços e ações específicas proporcionarão uma exploração criativa de movimentos e danças. 

Informações adicionais: 
Para as crianças menores é importante o acompanhamento de um adulto para apreensão da proposta.









Oficina de Teatro Artista - Professora Beth Castro


Titulo: Leitura Dramática

Publico Alvo: A partir de 13 anos 

Formato escolhido :PDF


Descrição da atividade: Olá turma, vocês leram o texto e assistiram à peça da semana passada? Espero que tenham lido e assistido, dando continuidade ao nosso processo de leitura de um texto teatral, segue a parte final do texto Muitas Luas, gostaria que vocês continuassem a leitura prestando atenção nos personagens. Após ler o texto anotem no caderno às características dos personagens, e escolhe um para criamos uma cena. Vamos começar a criar uma estrutura de cena partindo do personagem que cada um de vocês escolherem, pense como esse personagem se movimenta, se ele é novo ou velho, como seria a voz dele.  Boa leitura !