sexta-feira, 24 de abril de 2020

Quarteto_3ªtarde _CelsoLucasLigiaMadda_Trecos e troços em aventuras e piruetas_Aula3

Título: Trecos e troços em aventuras e piruetas

Público-alvo: Crianças de 9 a 11 anos (Quarteto)


Descrição: Em mais um passo-pirueta no nosso desafio de lançar um olhar criativo para os objetos da casa, disparamos nossa flecha para as possibilidades de contação de histórias e teatro de objetos. Apresentamos algumas dicas supimpas de vídeos na internet para dar asas, danças doidas e Vozes ValentianasViVasVormosas para cacarecos e coisas da casa. Para quais objetos da casa você vai disparar a sua flecha?










A Mulher e o Cozinheiro


                                  Aranha, o grilo e o Jacaré







quinta-feira, 23 de abril de 2020

Quarteto_4ªT_Ligia Rosa, Milene, Priscilla, Joana_Sereia rainha do mar_aula3

Título:Sereia rainha do mar

Descrição: 
O jongo ou canxambu é um rítmo que teve suas origens na região africana do Congo - Angola. Chegou ao Brasil-Colônia com os  povos escravizados de origem bantu para a região do Vale do Paraíba, no interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, e São Paulo. Hoje em São Paulo, um dos jongos mais tradicionais é o Jongo do Tamandaré de Guaratinguetá (interior de São Paulo), e do Rio de Janeiro (Jongo da Serrinha). 

** Veja e ouça o vídeo com atenção.




**  Reconhece os instrumentos de percussão que estão acompanhando a canção?

** Repita o palmeado e acompanhe a canção.

** Segue a letra da música :
     Minha mãe é uma sereia
     Mora no fundo do mar
     Eu também sou filha dela meu Deus do céu
     Moro no mesmo lugar (Canção tradicional) 
     (Aprendi este ponto com o Jongo do Quilombo do Campinho de Paraty)

**  Cante a canção, sozinho (a)

**  Cante a canção com sua família.

**  A sereia do mar, na cultura de matrizes africanas representa qual orixá, você sabe?

**  Se já descobriu, sabe qual é o dia que fazem festas para ela, e onde?

**  E também o que levam de presente para ela?

**  Você conhece alguma música da cultura brasileira que faça homenagem a está orixá?


Quarteto_3ªManhã_DouglasLauraMileneSimone_Tatatataravô Tatatataravó_aula3


Título: Tatatataravô Tatatataravó


Faixa etária: entre 9 e 10 anos

Descrição: Nesta 3ª aula, vamos a busca do que não se pode ver.
Descobrir os encantos de quem veio antes de nós!

A voz das Avós:

https://soundcloud.com/user-162793970/a-voz-de-avos/s-J9HsjEdlEcU

Toda Família:

https://soundcloud.com/user-162793970/toda-familia/s-nAbFMCOCeWc


Quarteto_5ªmanha_ValeskaDanielShirleiWando_Corpos Desviantes_aula3

Titulo: Corpos Desviantes 

Público alvo: crianças de 09 e 10 anos 

Breve descrição: Neste encontro, vamos criar e brincar a partir do preenchimento do espaço do centro com os objetos da borda. Vamos nos transformar em Corpos Desviantes! Mas, o que é isso? Como isso? Para saber, assista ao nosso vídeo até o final. Boas criações!





Quarteto 4ª Manhã. Andréa, Flávia, Simone e Viviane_A nossa casa de sempre, de um jeito diferente_aula 3

Título: A nossa casa de sempre, de um jeito diferente.
Público alvo: crianças entre 09 e 13 anos
Descrição: criar um trabalho artístico com os objetos presentes na casa, explorando
 diferentes espaços e materiais.

Escute a áudio-aula que preparamos para vocês:
Referências artísticas para pesquisa:
Se desejarem, nos links abaixo vocês poderão conhecer o trabalho de dois artistas que
 também utilizaram objetos do cotidiano em suas criações.
A artista francesa Sophie Calle, produziu em 1997 uma obra chamada Dieta
Cromática, em que criou cardápios de refeições diárias com base nas cores dos alimentos.
 Para conhecer a obra:
O artista brasileiro Arthur Bispo do Rosário coletava objetos diversos e criava novas
 combinações e significados para esses objetos. Para saber mais sobre o artista:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10811/arthur-bispo-do-rosario    

Agora, se desejar, nos conte:
·         Como foi procurar objetos pela casa? Qual critério utilizou?
·         Que espaço da casa escolheu para fazer a sua criação? Por quê?
·         Você gostou de criar agrupando objetos do cotidiano?
·         O que achou das referências artísticas que enviamos?
Nosso e-mail para contato é: qqm.emia@gmail.com
Abraços e saudades!
Andréa, Flávia, Simone e Viviane


Quarteto_5FTarde_KarimeMariliRosaeTelmo_Ocupação EMIA casa_aula 3

Título: Ocupação EMIA casa
Público Alvo: crianças de 9 e 10 anos
Breve descrição de atividade: Dando continuidade a nossa proposta de ocupação EMIA, desta vez, compartilharemos com as crianças um vídeo de uma instalação de corpos/personagens pela casa, produzido pelos professores. Nossa intenção é que sirva de referência para que as crianças criem seus próprios corpos/personagens.
Assista o vídeo:

Quarteto_2ªTarde _profs Marcos Maristela Rosa Thiago_ BrincArtemCasaaula3

Título: BrincArtemCasa fase3

Público Alvo: Atividade livre, porém pensada para crianças de 9, 10 e 11 anos

Breve descrição de atividade: Brincadeira corporal e teatral, envolvendo sons e construções
em artes visuais.

Informações adicionais: Devido a essa quarentena propomos atividades para serem feitas em casa com a ajuda e participação de toda família. As atividades online serão realizadas a partir do trabalho iniciado com crianças do quarteto de segunda-feira no início do ano.