sexta-feira, 10 de abril de 2020

Oficina_Coralinfantil_5T_PriscilaeViviane_1

Título: Aquecimento  vocal

Público  alvo: crianças  de 6 a 9 anos.

Descrição: Este  aquecimento, tem o objetivo de despertar e sensibilizar  voz e corpo para o canto coral.
Informações  adicionais: Após  o aquecimento, pesquise e cante a canção " Cravo e Canelo-Milton Nascimento

Oficina_Coraldasfamílias_3T_RosanaeViviane_1

Título: Canção " Ay mi palomita"

Público alvo: a partir de 16 anos

Descrição: Neste vídeo  ensinaremos  a canção  " Ay me palomita" de Andres Barrios e Miguel  Queiroz, em português  e espanhol. A qual, pode ser realizada em cânone. 

Quarteto_4ªtarde_milene_joana_priscilla_ligia_Aula1


Título: Contos d'Água
Público alvo: crianças de 09 e 10 anos

Professores: Milene, Joana, Priscilla, Ligia
Descrição: Hoje vamos assistir a contação de histórias “O Marido da Mãe d'Agua”. A ideia é

que depois de assisti-la vocês possam improvisar, recriar ou mesmo criar novas cenas e

 personagens. Divirtam-se!




Acessem o vídeo :


Quarteto_5ªmanha_daniel_wando_shirlei_valeska_Aula1


Título: O vazio ocupa um espaço imenso 

Público Alvo: crianças de 9 e 10 anos

Professores: Daniel, Wando, Shirlei, Valeska

Breve descrição de atividade: 
Este é um vídeo de reencontro com as crianças para apresentar esta nova etapa do nosso processo e convidá-las para estarem conosco. Uma série de experiências serão gradativamente propostas para construírem e desconstruírem o vazio. Estamos vivendo uma espécie de “vazio”? Do que estamos cheios? O que queremos manter “vazio”?

Acesse o vídeo:





Créditos

Artistas professores da EMIA Escola, Municipal de iniciação artística. 
Artes visuais: Daniel Freitas 
Dança: Valeska Figueiredo
Música: Shirlei Tudissaki
Teatro: Wanderley Pira
Professores artistas do quarteto da quinta-feira de manhã.
Produção e edição visual: Daniel Freitas.
Criação e produção de trilha musical: Shirlei Tudissaki.
Roteiro e tratamento de áudio: Wanderley Pira.
Roteiro e direção artística: Valeska Figueiredo.


quinta-feira, 9 de abril de 2020

8anos_6ªfeira tarde_Sheila e Toninho_Sonorização de Criaturas_aula1


Título: Sonorização de criaturas 
Público: crianças a partir dos 08 anos.
Breve descrição de atividade: Nessa atividade propomos uma pesquisa de sonorização com objetos domésticos a partir de pinturas desenvolvidas pelas crianças.

Atenção: É necessário copiar e colar este link para ele abrir, ele não abre somente clicando

https://prezi.com/view/fBJ5g9AnLnL3msjNePIk 

8anos_2ªmanhã_Maristela e Luciana_O mistério do Piano_aula1

TítuloO mistério do piano: Parte I
Público Alvo: atividade livre, porém pensada para crianças de 8 anos.
Breve descrição de atividade
Era uma vez uma ESCOLA chamada EMIA... num parque nem tão distante… um dia uma criança, aluna desta escola, perguntou: 
Por que em todas as salas da EMIA têm um piano? 
...depois disso, a turma dela de oito anos, nunca mais foi a mesma…
Eu se fosse você, não sairia de casa, só para saber o que irá acontecer!



8anos_5ªfeira tarde_Liliana e Odino_ Para onde foi o monstro?_aula1

8anos_5ªfeira tarde_Liliana e Odino_ Para onde foi o monstro?_aula1

Titulo: Pra Onde foi o Mostro?Público Alvo: Crianças de 8 anosBreve descrição: Jogo de senso músico-rítmico musical, qualidade importante para a música, que é a forma como se sente o som no seu corpo e construções de objetos para se mexer no deslocamento, no espaço e assim provocar outras possibilidades de brincar.

Aula1 Turma de 8 anos 5ªfeira tarde - 2020
Liliana Bertolini e Odino F A Pizzingrilli

Leia com atenção o enunciado da brincadeira e observe que a proposta tem como princípio para sua construção, usar materiais que tenham em casa. Abuse das possibilidades.
Pra onde foi o monstro?
Neste jogo, trabalharemos o senso músico-rítmico musical, qualidade importante para a música, que é a forma com você sente o som no seu corpo para que ele se mexa no deslocamento, no espaço e assim provocar outras possibilidades de brincar.
Nesta dinâmica, será aplicado o pensamento do educador musical alemão Emille-Jacques Dalcroze, que apontou a importância da participação do movimento corporal e do deslocamento no espaço para a interiorização do aprendizado.
Material necessário: Papel, Lápis (além do lápis pode ser usado outro tipo de marcador para desenhar), Tesoura, Pincel,Tinta, Giz de cera ou canetas hidrocor, Giz de lousa, Fita crepe,  
Primeiro como fazer: 
  1. Desenhar 10 pares de patas, pode ser no papel, plástico, madeira, papelão ou outro material que queira ou sobre as superfícies de cimento ou terra, no tamanho que seja maior que seu pé e na forma que seu monstro tiver, para desenhar pode usar o material que quiser.(citado acima),
  2. Cada par de patas pode ser de uma cor, pode usar papel colorido ou pintar.
  3. Se forem feitas em papel, recortar as patas para fixar no chão, usar o material que achar possível para fixar,
  4. Como mostra a figura nº1, você monta o percurso como você quiser.
  5. Você pode também acrescentar mais elementos no percurso para aumentar o desafio,
  6. Acrescentar uma música durante o percurso.
Como jogar:
Você, vai se movimentar pulando sobre as patas e seguindo as direções das patas do monstro,como mostra a imagem nº 1, (você pode criar expressões e movimentos para os pulos), ao som das músicas sugeridas abaixo, mas também poderá acrescentar as músicas de sua preferência.
-Todos os vídeos da Palavra Cantada se encaixam muito bem, mas achamos que este aqui em especial vai ser bem divertido:
-Todos os gêneros de música são bem vindos! Vamos sugerir os de música erudita:
Bach – Jesus, alegria dos homens:
Mozart – Uma pequena canção noturna
 - Chamamos de música instrumental quando ela não tem um cantor, somente instrumentos musicais. Aqui no brasil, existem grupos reconhecidos internacionalmente. Aqui vão as sugestões:
Grupo Pau Brasil
Banda Mantiqueira
Para repetir quantas vezes quiser ouvir e dançar... seguindo as patas do monstro!!
Algumas perguntas surgem: 
  1. Que tipo de monstro você pensou?
  2. Quem brincou com você?
  3. Já desenhou seu monstro?
Foto1