quarta-feira, 15 de setembro de 2021
Primeira Camada: meus lugares no desenho - Karime Nivoloni e Daniel Freitas
quinta-feira, 9 de setembro de 2021
A Natureza, o Eu e o Nós - Profs Adriana e Daniel - 11 e 12 artes visuais
EMIA-SP
11 e 12 anos | Artes Visuais | Quinta-feira à Tarde
Aula 22
Orientação: Adriana Amaral e Daniel Freitas.
Título: A Natureza, o Eu e o Nós
Público-Alvo: crianças de 11 - 12 anos
Descrição: Assistir o vídeo de referência da artista queniana Wangechi Mutu e criar relações com a poética que estamos explorando esse ano de trabalhar a natureza como possibilidade de acessar nossa memória, história e ancestralidade
Wangechi Mutu em seu Ateliê, Quênia, Nairobi - África. Imagem Art21
Olá, Turma!!
Essa semana vamos trabalhar a partir da referência do trabalho da artista queniana Wangechi Mutu, seu trabalho parte da sua relação com alguns elementos da natureza, compondo grandes esculturas que segundo a própria artista traz em si uma certa energia cósmica, criando conexões entre nós humanos com a natureza. Será que conseguimos selecionar elementos da natureza que possam criar essa relação cósmica com os nossos próprios trabalhos? Será que esses trabalhos podem falar um pouco de nós e da nossa história? Por enquanto ficamos nessa reflexão!! Acessem o link para assistir o vídeo e não esqueçam de ativar a legenda em português.
Até a próxima semana!!
Wangechi Mutu
Gravação da canção BANAHA - Prof s Viviane e Priscilla
Olá crianças, como estão?
As tintas e as cenas - Simone e Flávia

Olá turma, tudo bem?
Nas aulas passadas criamos cenas a partir da visão imaginária do que vimos do alto. Ouvimos a música; “Eu tô Voando”, do grupo musical paulistano Karnak). Nesta música alguém contava o que via do alto quando estava voando. Veja um trecho da música:
“...Eu tô vendo o palhaço chorar
Eu tô vendo um piolho, uma pulga
Eu tô vendo um cachorro coçando
Eu tô vendo um vendaval gigante
Eu tô vendo o cabrito mamando
Daqui do céu dá prá ver tudo...”
Nessas aulas a turma criou uma composição com objetos no espaço, e um desenho daquilo que imaginaram ver do céu, e por fim brincamos de parar em posições corporais que lembravam a situação que imaginaram ver.
- O que você vê do céu quando olha para a terra?
- Que tal fazer esse desenho?
- Como seria construir essa cena com o corpo, numa imagem estática, como se fosse uma estátua? Se desejar, fotografe e envie para a gente!
Para essa semana vamos propor criar uma tinta com elementos naturais.
Podemos fazer com pó de café , canela, cúrcuma, beterraba, açafrão terra etc. Pesquise na cozinha ou no quintal!
Segue uma receita de como fazer tinta com terra:

Material: Terra de diferentes cores, água, cola, potes, jornal, colher, peneira.
- Recolha diferentes tipos de terra e coloque em potes.
- Despeje a terra de cada pote sobre um jornal e esfarele, desfazendo os caroços que tiverem.
- Peneire a terra de cada pote para retirar as pedrinhas. Você pode peneirar em cima de outra folha de jornal e depois devolver para os potes a terra peneirada.
- Devolva para a natureza e o que ficou na peneira.
- Coloque as terras nos potes e acrescente água aos poucos e vai misturando com a colher até a tinta ficar numa espessura parecida com um creme, nem aguada demais e nem dura.
- Depois acrescente cola branca. Mais ou menos a metade da quantidade da tinta e misture bem.
Agora vamos pintar!
Material: Papel Kraft ou outro papel de sua preferência, pincéis, potes com tinta da terra.
- Com os pincéis e as tintas produzidas por você, faça pinturas sobre o papel.
- Fotografe ou traga as suas pinturas para a próxima aula.
Para a próxima aula, deixe separado um pouco de pó de café e traga também as suas tintas de terra!
Até semana que vem!
Um abraço
Simone e Flávia
terça-feira, 31 de agosto de 2021
SONS DA FLORESTA-IMAGEM SONORA - Aula21
Turmas de 5 e 6 anos Terça de manhã
Profs.: Giselle Ramos e Telmo Rocha
Descrição: observar a imagem da “Floresta” feita com as árvores das famílias das crianças e imaginar seu som.
Escute o áudio: Sons da floresta.mp3
Proposta: fazer uma gravação do som que imagina para a floresta e enviar para o grupo de whatsapp da turma.
foto: Telmo Rocha
Vamos imaginar o som da floresta?
Vento, cachoeira, folhas, pedrinhas, riacho, uma chuvinha, passarinhos… O som pode ser feito com a voz, boca, percussão corporal, objetos e materiais sonoros e instrumentos musicais.
Escute o áudio: Sons da floresta.mp3
Faça uma gravação e envie para o grupo de whatsapp.
Vamos aguardar bem curiosos!! Agradecemos, Giselle e Telmo.
sexta-feira, 27 de agosto de 2021
Os sons e seus mistérios - Profs Liliana e Odino - aula 20
Os sons e seus mistérios
Descrição: Vamos experienciar sons? o som tem cor? são imaginários?, são fantásticos?, quentes?, frios?.
Público: crianças acima de 5 anos
quarta-feira, 25 de agosto de 2021
Herbário Afetivo - Profs Adriana e Daniel - Quinta-feira à Tarde - aula 20
Herbário Afetivo
Público-Alvo: crianças de 11 - 12 anos
Descrição: Criar herbários afetivos a partir das plantas que fazem parte do nosso dia a dia.
Jardim do seu Neca - Inventário Botânico Afetivo | Ana Rocha, Polvilho Edições
Herbário Afetivo
Olá, turma!!
Para essa semana a proposta é trabalharmos com a ideia de herbário afetivo! Vocês sabem o que são herbários? Qual a importância deles para as nossas vidas? Colocamos aqui embaixo alguns vídeos que apresentam o que são os herbários e a importância deles em contar a história de cada tempo e lugar que habitamos. Depois de assistirem os vídeos pensem como será que nós artistas também podemos criar nossos próprios herbários a partir de uma relação mais afetiva com as plantas que fazem parte do nosso dia a dia e contam também um pouco da história particular de cada um. A artista Ana Rocha fez um trabalho muito especial catalogando as plantas do seu Neca. Que plantas fariam parte da coleção de cada um de vocês e que histórias elas contariam dentro desse pequeno herbário afetivo?
Até a próxima semana!!
Links:
Herbário, uma coleção de plantas que conta a história do tempo
Herbário SP - Instituto de Botânica
Montando um herbário
Jardim do Seu Neca [Bancatuber]