Faixa etária: 7 anos
Descrição: Relembrar a proposta realizada nas aulas online. Produzir uma luneta ou binóculo mágico.
Olá turma! Como vocês estão?
Na nossa postagem de hoje, vamos retomar algumas das propostas realizadas nos encontros online para que as crianças que não puderam participar, possam acompanhar por aqui.
Você se lembra que na última postagem solicitamos que procurassem pela casa objetos bem miúdos? Você buscou esses objetos? O que achou?
Algumas crianças encontraram arroz, botão, brinquedinhos, pedrinhas, entre outros.
Em aula, depois de todos apresentarem o que coletaram, lançamos a seguinte proposta (faça você também!):
1. Pegue uma folha de papel sulfite ou escolha outro suporte para a sua criação, que pode ser uma mesa ou até mesmo o chão!
2. Agora, sobre esse suporte, você poderá brincar de compor com esses objetos de diversas maneiras, toda a vez que fizer uma nova organização, pense num título para o seu trabalho.
3. Escolha uma das suas criações para fotografar.
4. Se desejar, envie essa fotografia para a gente!
Veja só algumas das criações realizadas em aula:
Título: O tigre e a casa colorida
Título: O ataque do Star Wars ao estacionamento de lama
Título: Homem perdido na ilha ensolarada
Título: a guerra dos 100 anos
O que você achou dessas criações? Foram inspiradoras?
Na aula seguinte, solicitamos que cada um fizesse ações corporais a partir das imagens criadas. Para tal, siga os seguintes passos:
1. Olhe para a imagem fotográfica que realizou e para o título que deu para essa composição.
2. Agora imagine que você vai entrar nessa situação e viverá essa história com o seu corpo, inventando maneiras de se movimentar dentro dessa história. Por exemplo, se você estivesse dentro de uma guerra de 100 anos, o que faria? Quais são os movimentos que representam essa guerra? Se desejar, escolha uma música e explore esses movimentos no tempo da música. Aproveite!
________Como foi criar esses movimentos?
________Você se sentiu dentro da história?
Já na última aula, retomamos a nossa questão inicial:
_________O que vemos lá longe?
_________O que vemos aqui perto?
Para nos ajudar, decidimos construir um “objeto- telescópio”, “objeto- luneta”, “objeto- binóculo” ou até mesmo “objeto mágico”! Com esse objeto, nós vamos olhar coisas que estão longe e outras que estão perto!
Para a construção desse objeto você vai precisar:
1.Um rolinho de papel toalha ou rolinho de papel higiênico,
2. Lápis de cor, canetinha, cola, durex, tesoura, papéis coloridos e qualquer outro material que você queira usar!
Veja só um dos objetos construídos:
Agora, olhe para o seu objeto e pense qual é a história desse objeto?
.De onde ele veio? De outro planeta?
.Ele tem poderes mágicos?
.Quão longe você enxerga com ele? O que vê?
.E perto? O que você consegue enxergar?
Utilize esse objeto para observar a sua casa. Se possível, anote e traga para a gente tudo o que descobriu.
Na próxima aula, também utilizaremos esse objeto para inventar histórias.
Até a próxima!
Se desejar nos enviar por email seus registros, é só nos escrever: 07qt.emia@gmail.com
Abraços,
Flávia e Simone