quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Que som é esse? Brincar tem som - Profs Liliana e Odino - aula 18



Titulo: Que som é esse? Brincar tem som.

    Público: Livre
    Descrição: Experimentação sonora em objetos de casa.










  



Imagem Ação - Profs Adriana Amaral e Daniel Freitas - aula 18

 

EMIA - SP

Aula 18

11-12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde

Adriana Amaral e Daniel Freitas


Imagem Ação





Olá, turma!

Temos nos aventurado no universo das imagens em movimento, explorando o

desenho, as sequências fotográficas das nossas ações performáticas online, os

registros dos processos de criação que temos experimentados, as colagens, maquetes,

esculturas e intervenções em casa que temos feito, sempre na busca de encontrar

aquele nosso espaço gostoso do ateliê onde uma coisa acaba sempre se tornando

muitas outras. Pensando nisso, trouxemos hoje a referência do artista sul africano,

William Kentridge, que realizou a exposição “Fortuna” em 2012 no Instituto Moreira

Salles, no Rio de Janeiro e 2013 na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Deixamos

aqui o link do vídeo documentário dessa exposição para vocês conhecerem um pouco

desse artista. Prestem atenção quando ele falar do seu processo criativo, como será

que ele usa as imagens e a partir delas que outros trabalhos também surgem?

Boa Experiência!

Até a próxima.

Exposição Fortuna | William Kentridge

https://www.youtube.com/watch?v=LdpsxH68oK0&t=419s

A Caixa Surpresa - Profs: Karime/ Marili/ Rosa e Telmo - aula18

 AULA 18 - POSTAGEM - 24/09/2020


Quarteto_5ft_karimemarilirosaetelmo_18


Título: A Caixa Surpresa


Descrição da atividade: 


A proposta desta semana é construir uma caixa, que seja ela mesma um objeto instigante e que coloque nossa imaginação para funcionar. A forma como ela se apresenta deve despertar curiosidade e o desejo de descobrir o que tem dentro dela.



O que colocar dentro? Isso é com você!

Procure colocar objetos que mexam com a imaginação e desencadeiem muitas ideias. Um objeto não precisa ser só um objeto e funcionar de uma única maneira. Ele pode se transformar em outros objetos e abrir espaço para novos acontecimentos, jogos e situações artísticas.

Construa uma caixa que possa abrigar mil personagens, histórias, cenas, cenários, esculturas, pinturas, danças, movimentos, sons, canções, coisas que nem existam também....  E que tudo isso possa se juntar e se separar; como você quiser. Essa coleção de objetos será só sua, inédita.

Comece a preparar sua caixa surpresa agora e lembre-se de levá-la ao nosso próximo encontro virtual.


Casa na Floresta- Profs Viviane e Priscila - aula 18

 


Título : Casa na floresta

Público  alvo: crianças  de 6 - 9 anos
Aula: 24/09

Olá  crianças!
Na aula de hoje,vamos conhecer um pouco mais da canção  " Casa na Floresta" Nanam.

Você  já  imaginou morar em uma casinha na floresta?
Veja o que imaginou  o compositor desta canção:

Eu quero morar, numa casinha feita a mão
Numa floresta onde eu possa plantar o que eu quiser
E andar de pés no chão
E vou plantar abacaxi com banana
Mandioca, cacau, batata doce, feijão
Palmito e um café bem bonito
Lá na sombra da goiaba e do mamão
Sob a copa do coqueiro, açaí, abacateiro, cajueiro e maracujá
E lá no alto a seringueira com o
Guapuruvu na beira contemplando uma vista pro mar
Eu quero morar, numa casinha feita a mão
Numa floresta onde eu possa plantar o que eu quiser
E andar de pé  no  chão
E vai ter trilha pro rio
Cachoeira e cascata no berro do tucano e canto do sabiá
No voar da borboleta a saíra bem faceira
Fica a espreita na procura do jantar
Abelha nativa fazendo colmeia colhendo pra lá e pra cá
Espero que tenha um fogão a lenha e muito pra que celebrar
Eu quero morar, numa casinha feita a mão
Numa floresta onde eu possa plantar o que eu quiser
E andar de pés no chão
Com o cuidado do facão
Apagar a ilusão de que o que é bom é o que produz demais
Confiar na natureza sem manchar tua beleza
Com veneno e outras cosas mais
Ter uns oito cachorros pra fazer a festa
Bem logo assim que eu chegar
Sem ócio ou moleza curtir com firmeza
Aquilo que a terra nos dá
Eu quero morar, numa casinha feita a mão
Numa floresta onde eu possa plantar o que eu quiser
E andar de pés no chão
Segue o link da canção:
Vamos cantar e dançar  com o vídeo?

Escrita Automática - Andréa, Flavia, Simone e Vivi - Aula 18

Escrita Automática 

 

Descrição: nessa postagem convidamos você a produzir uma escrita automática que será utilizado no nosso próximo encontro on line. 

Material: 1 folha de papel sulfite e 1 lápis.

Sobre a escrita automática: No início do século XX, na Europa, nasceu um movimento artístico chamado Surrealismo, que abordava a irracionalidade e o inconsciente nas criações artísticas. Entre os artistas tinhamos fotógrafos, poetas, cineastas e pintores, como o belga Magritte (1898-1967) e o espanhol Salvador Dalí (1904-1989). No Brasil a artista Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das principais expoentes. 
Os Surrealistas desenvolveram vários métodos para alcançar o inconsciente, entre eles a escrita automática como procedimento de criação. 
Nossa proposta de hoje é experimentar esse método, que em alguma medida tem muito a ver com o tema dos sonhos.

Antes de deitar para dormir, separe o material, deixe ao lado da sua cama e ouçam as instruções no áudio.

Bons sonhos!!!


Vozes extraordinárias - Barbara e Daniel - Aula 18

Título: Vozes extraordinárias


Público alvo: crianças a partir de 5 anos

Breve descrição: Vocês já brincaram de transformar a voz de vocês? E pensando nos seres extraordinários já inventados, quais seriam suas vozes? Aguda? Grave? Estranha? Vamos experimentar criar vozes para estes seres?

Mãos de artistas - Douglas e Priscilla - Aula 18

Título: Mãos de artistas

Público-alvo: Crianças de 6 anos


Descrição: Olá crianças!! Vamos pesquisar o som de uma parte muito importante do nosso corpo, a mão! A nossa mão nos ajuda a realizar muitas tarefas e com elas podemos dançar e fazer música também. Cada um pode escolher o jeito que prefere, no vídeo fizemos do jeito que gostamos e vocês?