quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Casa na Floresta- Profs Viviane e Priscila - aula 18

 


Título : Casa na floresta

Público  alvo: crianças  de 6 - 9 anos
Aula: 24/09

Olá  crianças!
Na aula de hoje,vamos conhecer um pouco mais da canção  " Casa na Floresta" Nanam.

Você  já  imaginou morar em uma casinha na floresta?
Veja o que imaginou  o compositor desta canção:

Eu quero morar, numa casinha feita a mão
Numa floresta onde eu possa plantar o que eu quiser
E andar de pés no chão
E vou plantar abacaxi com banana
Mandioca, cacau, batata doce, feijão
Palmito e um café bem bonito
Lá na sombra da goiaba e do mamão
Sob a copa do coqueiro, açaí, abacateiro, cajueiro e maracujá
E lá no alto a seringueira com o
Guapuruvu na beira contemplando uma vista pro mar
Eu quero morar, numa casinha feita a mão
Numa floresta onde eu possa plantar o que eu quiser
E andar de pé  no  chão
E vai ter trilha pro rio
Cachoeira e cascata no berro do tucano e canto do sabiá
No voar da borboleta a saíra bem faceira
Fica a espreita na procura do jantar
Abelha nativa fazendo colmeia colhendo pra lá e pra cá
Espero que tenha um fogão a lenha e muito pra que celebrar
Eu quero morar, numa casinha feita a mão
Numa floresta onde eu possa plantar o que eu quiser
E andar de pés no chão
Com o cuidado do facão
Apagar a ilusão de que o que é bom é o que produz demais
Confiar na natureza sem manchar tua beleza
Com veneno e outras cosas mais
Ter uns oito cachorros pra fazer a festa
Bem logo assim que eu chegar
Sem ócio ou moleza curtir com firmeza
Aquilo que a terra nos dá
Eu quero morar, numa casinha feita a mão
Numa floresta onde eu possa plantar o que eu quiser
E andar de pés no chão
Segue o link da canção:
Vamos cantar e dançar  com o vídeo?

Escrita Automática - Andréa, Flavia, Simone e Vivi - Aula 18

Escrita Automática 

 

Descrição: nessa postagem convidamos você a produzir uma escrita automática que será utilizado no nosso próximo encontro on line. 

Material: 1 folha de papel sulfite e 1 lápis.

Sobre a escrita automática: No início do século XX, na Europa, nasceu um movimento artístico chamado Surrealismo, que abordava a irracionalidade e o inconsciente nas criações artísticas. Entre os artistas tinhamos fotógrafos, poetas, cineastas e pintores, como o belga Magritte (1898-1967) e o espanhol Salvador Dalí (1904-1989). No Brasil a artista Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das principais expoentes. 
Os Surrealistas desenvolveram vários métodos para alcançar o inconsciente, entre eles a escrita automática como procedimento de criação. 
Nossa proposta de hoje é experimentar esse método, que em alguma medida tem muito a ver com o tema dos sonhos.

Antes de deitar para dormir, separe o material, deixe ao lado da sua cama e ouçam as instruções no áudio.

Bons sonhos!!!


Vozes extraordinárias - Barbara e Daniel - Aula 18

Título: Vozes extraordinárias


Público alvo: crianças a partir de 5 anos

Breve descrição: Vocês já brincaram de transformar a voz de vocês? E pensando nos seres extraordinários já inventados, quais seriam suas vozes? Aguda? Grave? Estranha? Vamos experimentar criar vozes para estes seres?

Mãos de artistas - Douglas e Priscilla - Aula 18

Título: Mãos de artistas

Público-alvo: Crianças de 6 anos


Descrição: Olá crianças!! Vamos pesquisar o som de uma parte muito importante do nosso corpo, a mão! A nossa mão nos ajuda a realizar muitas tarefas e com elas podemos dançar e fazer música também. Cada um pode escolher o jeito que prefere, no vídeo fizemos do jeito que gostamos e vocês? 


No Ateliê! - Adriana - Aula 18



Olá, Crianças!!


Na nossa última aula online fizemos uma tremenda bagunça!! Tentamos lembrar um pouquinho da experiência do nosso ateliê, quanto tempo né?! Então, pra quem não esteve com a gente prepara a cozinha aí de casa, porque a proposta de hoje é vocês criarem suas próprias massinha para modelar os objetos que desenhamos na aula passada. Existem diversas receitas diferentes, mas na minha vai 1 copo de farinha de trigo comum e sem fermento, 1 tampinha de vinagre ou 1 colher de suco de limão e 1 copo de suco de alguma fruta de colorido bem forte. Pegue uma vasilha de plástico coloque metade do copo de farinha, 1 tampinha de vinagre ou 1 colher de suco de limão e vai acrescentando aos poucos o suco, umas gotinhas de cada vez, em seguida comece a misturar. Você vai perceber que o pozinho da farinha vai começar a virar uma massa, se você colocar muito suco vai ficar mole, se você colocar muita farinha vai ficar esfarelando. Então, muita atenção com o ponto da massa!! Depois de misturar bem você vai ter em sua mão uma bolinha de massa de trigo colorida, da cor do suco que você escolheu. Para finalizar aperte a massa, amassando ela mais um pouquinho sobre a mesa até ficar lisinha. Pronto, sua massinha está pronta para você criar seus objetos e transformar eles em personagens! Depois de modelar, finalize sua escultura passando duas camadas de cola branca e deixe secar em lugar arejado.

Divirtam-se!

Até a próxima semana.
Bjos,





VIII VIRADINHA MUSICAL DA EMIA

 

Ilustração do Prof. LUCAS LOPES


Entrar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/3868208875?pwd=RUhkMEFhbW5seWNpdm5nWXhUaFBwUT09

ID da reunião: 386 820 8875
Senha de acesso: 3wH4Ny

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Performance - Adriana, Ana Claudia, Beth e Thiago - Aula 18


Título: Performance


Público-alvo: crianças a partir de 9 anos 

Descrição da atividade:



Olá turma, tudo bem com vocês? 

Para dar continuidade às nossas aulas a proposta dessa semana é a criação de uma performance. 

O que é Performance?

É uma expressão artística em que o corpo é utilizado como instrumento de comunicação. Apropria-se de lugares, objetos e situações, quase sempre naturalizados socialmente, trazendo outros significados.

Qual é a brincadeira desta semana?

Misturar tudo?         

Separar tudo? 

Criar sua própria performance, brincando com os elementos que surgiram nos nossos encontros. 

Boa experimentação.

Até a próxima semana! 

Segue duas referencias para alimentar as criações de vocês, um vídeo do STOMP e uma releitura da obra de  Hélio Oiticica.

https://www.youtube.com/watch?v=oCriI1E_4JA


https://www.youtube.com/watch?v=5p87MY_W9gM&feature=youtu.be