terça-feira, 25 de agosto de 2020

Histórias sobre Sacis - Marcos e Paulo Farah - Aula 14


Título: Histórias sobre Sacis


Público-Alvo: Livre, mas pensada aqui para turmas 5 e 6 anos.

Breve descrição da atividade: Pesquisar, pensar e criar uma história sobre Saci e conte da forma que quiser, áudio, vídeo, foto, desenho e o que mais inventar.



Observação:

Compartilhar no mural da EMIA no link:

https://padlet.com/emiasp/cursosregulares



 

Oficina Coral Infantil - Júlio e Flávia - Aula 14

 

Título: Aprendendo a música Advento


 


Olá, esperamos que estejam bem.

Nesta atividade vamos aprender a cantar uma música nova, ao mesmo tempo em que conheceremos um compositor de um trabalho de qualidade com músicas originais dirigidas às crianças.

O autor deste trabalho é Cássio Gava. Em 2016 ele convidou o Coral da EMIA para fazer uma participação especial no seu CD “O Quintal do Vizinho”. Ouça agora a música que escolhemos para cantarmos juntos.

https://www.youtube.com/watch?v=ETYvZM23Qx8 

 

ADVENTO - música: Mário Carvalho  letra: Cássio Gava

Arranjo escrito por Cássio Gava

 

A água que brotou

O sol evaporou

A nuvem que nasceu

Deixou o sol pra trás

 

Choveu demais, choveu

E o sol reapareceu

 

Desceu do céu solar

Desceu do sol a luz

Desceu do seu altar

Desceu do seu azul

 

Desceu do céu o calor

E a água evaporou

 

Vento que inspira que muito suspira que move esse céu de lugar

Céu que se limpa com o vento que brinca movendo essa nuvem de lá

Nuvem que nasce da água que sobe que cai como gotas no chão

Chão que engole água doce que molha e germina mais um novo grão

 

Agora escute os dois áudios a seguir para aprenderem a cantar o arranjo à duas vozes elaborado por Maru Ohtani. As vozes foram cantadas por duas irmãs ex-alunas da EMIA: Taís Klingström - voz 1 e Aline Klingström - voz 2

 

link para Áudio voz 1 Advento cantado por Taís Klingström:

https://soundcloud.com/emia-sp/audio-1-advento-voz-1-thais-klingstrom



link para Áudio voz 2 Advento cantado por Aline Klingström:

https://soundcloud.com/emia-sp/audio-2-advento-voz-2-aline-klingstrom

 



Que movimentos corporais te inspira essa música? Como seu corpo expressaria essa música?

Conte-nos no nosso próximo encontro ou faça uma postagem no Padlet da EMIA em oficinas e optativos.

 

Abraços,

Julio e Flávia


"A Missão" e "Que História é Essa?" - Celso, Geraldo e Samuel - Aula 14

 

tulos: Cordas Coletivas - A Missão!” e 

Que história é essa?”


Cordas Coletivas 1 e 2 Terça Manhã e Tarde

 

blico Alvo: A partir de crianças de 7 anos

 

Breve descrição de atividade: Nesta aula, os estudantes são convidados a realizar uma missão! Procurar por exemplos de violino, viola ou violoncelo, podendo ser como solistas ou acompanhamento. Eles são convidados a pesquisar com liberdade de trazer qualquer estilo musical, como pré-requisito, devem escolher uma música que gostem.


Para a aula das cordas coletivas 2 temos a resposta do desafio da última postagem e vamos ver estórias com orquestra e começar a criar nossa história com as cordas coletivas! (2 páginas)



Informações adicionais:


link "Pedro e o Lobo":

https://www.youtube.com/watch?v=ggRJRSJvFTA


link padlet Optativos:

https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas

 





Radionovela - Ana Claudia, Adriana, Beth e Thiago - Aula 14

 

Título: Radionovela - Objetos Animados


*Rádio modelo am/fm M068

 

Olá turma, tudo bem com vocês?

Em nossa última atividade vocês deram vida para alguns objetos, criaram as maneiras deles se movimentarem, falar e com isso criaram histórias para esses personagens.

Então na aula de hoje vamos criar uma Radionovela! Vocês sabem o que é uma radionovela? Já ouviram falar? As radionovelas eram histórias transmitidas pelos rádios, que surgiu no brasil em 1922, na qual ouvíamos como as pessoas se vestiam, como eram os lugares e as cores, mas não podíamos ver, apenas imaginar. Com isso vamos propor que vocês criem uma radionovela com os personagens que já foram criados com as situações que vocês imaginaram.

Segue o link de uma história contada como nas radionovelas de antigamente para vocês escutarem, tentem perceber e descobrir quais são os efeitos sonoros, as mudanças de voz e qual o lugar que essas histórias acontecem.

Abraços turma!!

Até a próxima

 

o áudio é a Rádio Novela: Pedro e o Lobo - Quintal da Cultura

https://soundcloud.com/emia-sp/aud-20200824-wa0038-1





segunda-feira, 24 de agosto de 2020

7anos_2T_Giselle_PauloF_Aula14

 

TÍTULO: CANTAR E SE MOVIMENTAR NO CACURIÁ


Público alvo: crianças de 7 e 8 anos

Nos nossos últimos encontros apresentamos histórias de pássaros, sugerimos que observassem seus cantos, sons e plumagens... Os artistas da cultura popular também se encantaram com as aves, como no caso deste cacuriá de domínio popular “Maçariquinho”, que as crianças do “Cacuria infantil Raízes do Quilombo de Damásio” apresentaram nesta gravação dos minutos 2:44 até 3:35

https://www.youtube.com/watch?v=58dLIT40XEk

O maçariquinho é um pequeno passarinho que migra da America do Norte para a América do Sul.


A professora Giselle também traz uma gravação com ela cantando a mesma música, mas vale observar uma pequena variação na letra, que existem devido às mudanças que estas canções têm em cada região.

https://soundcloud.com/user-489896918/macariquinho-online-audio-convertercom/s-vF8Yyc17fWp


MAÇARIQUINHO NA BEIRA DA PRAIA

COMO É QUE A MAMÃE LAVA A SAIA     2x

É ASSIM, É ASSIM, É ASSIM, Ô LELE

É ASSIM QUE A MAMÃE LAVA A SAIA 2x


Nossa proposta é que vocês escutem essa música, cantem e dancem brincando explorando movimentos no ritmo do cacuriá, assim como as crianças do que estão dançando nesta filmagem apresentada. Não tem certo ou errado, tem viagem, tem brincadeira, tem leveza graça e beleza, tal qual os lindos passarinhos da natureza...


6anos_2T_Beth_Deise_Aula14

 Título: Minha Caixa Surpresa

Público alvo: 06 anos

Descrição: Você aprenderá a criar ou decorar  sua caixa surpresa. Assista a dica que pensamos com carinho para você. Até o encontro online da semana que vem!


6anos_2M_Carla_Karime_Aula14

 CRIANDO UM TRANSPORTE


Olá crianças, como estão?

Vamos seguir com nossas viagens? 

Nesta atividade, eu e Karime queremos propor que vocês criem um micro meio de transporte com objetos de casa mesmo, para viajar nos espaços da casa. 

Vejam nossa viagem no vídeo. E Boas viagens por aí.

Até logo!!!