sábado, 23 de maio de 2020

Optativo_Música_ViolinosColetivos_6M_Carla_Celso_Aula6

Título: As formas e cores dos sons

Público-Alvo: Crianças de 7 a 12 anos.

Breve Descrição da Atividade: Uma conversa sobre as características dos sons, enfatizando as diferenças entre alturas: grave, médio e agudo e convidando as crianças para pesquisar os sons de suas próprias casas.

As formas e cores dos sons


Olá turma de violinos coletivos!


Como vocês estão por aí?


Você já reparou nas diferentes características do som. Já prestou atenção que alguns sons são muito longos, outros curtinhos. Tem sons também que são muito fortes e outros fracos, alguns nem tanto assim. Outros sons podem ser agudos, médios e graves.


Aliás!


Vocês sabem quais são os sons Graves, Médios e Agudos?


Tudo isso que falamos, são as características, ou qualidades dos sons. Essas qualidades estão presentes nos nossos instrumentos musicais, mas também em nossa vida, nos sons ao nosso redor, em nossa voz.


Como é a sua voz? Ela é grave, média, aguda? É uma voz suave, forte? E a voz de um adulto que more com você? E como é a voz de um bebê?


Que tal se nesta semana você fazer uma pesquisa. Abra seus ouvidos para os sons que achar mais interessante, anote cada um, se quiser pode desenhar, mas coloque neles as características que você identifica.


Aqui temos um vídeo com vários sons para você identificar se são grave ou agudo.


Experimente!!!

https://www.youtube.com/watch?v=NT1hvqHtFNM

Oficina_Teatro_2T_Beth_Aula6


Artista Maria Auxiliadora/ 1972/Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)


Titulo:A poesia que deságua em mim / Escrita criativa

Público Alvo: A partir de 13 anos 

Descrição da AtividadeOlá, pessoal

Espero que estejam todos bem!!

A proposta desta semana é criar uma historia partindo da obra de arte Colheita de flores da artista Maria Auxiliadora. Observe com atenção cada detalhe da obra de arte, pesquise a artista. Que historia se passa nesta obra?


 Orientações para começar escrever.

Onde a historia se passa?

Quem são os personagens ou o personagem desta historia?

Quais são as ações dos personagens na historia?

Qual é o ano que a historia acontece?


Boa experiência!


Oficina_Sopros Femininos_5M_Lígia_Aula6

Título: A narrativa e seu espaço

Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)

Descrição: Nesse momento, um olhar é dirigido ao espaço de contar histórias. Uma flecha de duplo vetor: podemos partir dos espaços da casa que podem sugerir narrativas ou partir delas e pensar no espaço mais interessante para uma atmosfera imaginada. Dessa vez, a referência é de Clarice Lispector e sua obra: “A Mulher que Matou os Peixes”.

Optativo_Artes Visuais_4T_Adriana_Aula6

Das grandezas do pequeno

Optativo de Artes Visuais 4a. Feira | Manhã

Adriana Amaral 



Público Alvo: material aberto para todas as idades


Breve descrição da atividade: 


Olá, queridxs!! Como estão, tudo bem?

Vocês assistiram o vídeo que indiquei na semana passada? O que acharam? Nossa, quantas imagens nasceram dos poemas de Manoel de Barros, não? Para essa semana, a proposta é nos aventurarmos pelo imaginário de outro artista, e dessa vez um artista plástico, que também se apropria desse universo do faz de conta das imagens, utilizando a linguagem do desenho e da gravura, o nome dele é Rubem Grilo. Nessa série de desenhos: Arte Menor e Objetos Imaturos, ele utiliza a xilogravura, que é fazer o desenho em uma placa/matriz de madeira para depois conseguir reproduzir essa imagem inúmeras vezes, como se fosse um carimbo. Sua poesia nesse trabalho está no gesto de construir desenhos bem pequeninos, como se fossem histórias também bem pequeninas de cada um deles, porque para ele as coisas pequeninas podem se tornar maiores que as grandes quando olhamos com atenção para elas. E vocês, que desenhos de coisas pequeninas também fariam para que elas se tornassem grandes? Eu vou fazer o meu para o nosso próximo encontro, gostaria também de receber um de vocês, vamos fazer essa troca?


Boa Experiência!


 Acessem a plataforma do Padlet para as postagens dos desenhos:

https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas  


Links para conhecer um pouco mais dos trabalhos do artista Rubem Grilo:

http://marciaroth.com/Rubem-Grilo  

https://vimeo.com/125008852  

Optativo_Dança_2M_Karime_Aula6

Título: Pequenas Danças para Espaços Reduzidos

Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos

Breve descrição de atividade: Nesta proposta, cada criança escolhe uma canção para compôr/modificar a sua célula coreográfica. Também é possível rever as intensidades e modificações mais adequadas para sua composição.

                                              Escute o audio!!

https://soundcloud.com/user-489896918/optativo-2fm-karime-6/s-CsFuX2sBNTy

Informações adicionais: Para as crianças menores é importante o acompanhamento de um adulto para apreensão da proposta.

Optativo_Teatro_3T_Milene_Wando_Aula6




Título: Vamos compartilhar nossas criações artísticas?

Público alvo: crianças e jovens de 07 a 12 anos

Descrição: Hoje, você vai poder rever todas as aulas que já foram postadas e descobrir como compartilhar suas criações artísticas!

Como?Assista ao vídeo que você vai descobrir!

https://youtu.be/F_qOOyt3QM4

Links das aulas

aula 1
https://emiasp.blogspot.com/2020/04/optativoteatro3tmilene-e-wando1.html
aula 2
https://emiasp.blogspot.com/2020/04/optativoteatro3tmilene-wandoaula2.html
aula 3
https://emiasp.blogspot.com/2020/04/optativo-teatro-terca-feira-artistas.html
aula 4
https://emiasp.blogspot.com/2020/05/optativoteatro3tmilenewandoaula4.html
aula 5
https://emiasp.blogspot.com/2020/04/optativo-teatro-terca-feira-artistas.html
 

Link para postar no mural da EMIA

https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas


Optativo_Música_CordasColetivas_3T_3M_Celso_Geraldo_Samuel_Aula6

Título: “Os sons de nossa casa” e “Vamos ler música?”

Público Alvo: A partir de crianças de 7 anos

Breve descrição de atividade: Nesta aula, convidamos os alunos a explorarem os sons além dos instrumentos musicais, pesquisando os sons de objetos que existem em suas próprias casas e suas qualidades. Segue o link do vídeo “Música para seis percussionistas e um apartamento”, do grupo “Six Drummers” como referência para a atividade: