domingo, 19 de abril de 2020

Quarteto_2ªTarde_Marcos_Maristela_Rosa_Thiago_Aula1



Título: BrincArtemCasa - Aula1
Público Alvo: Atividade livre, porém pensada para crianças de 9, 10 e 11 anos
Professores: marcos, Maristela, Rosa, Thiago
Breve descrição de atividade: Brincadeira corporal e teatral, envolvendo sons e construções em artes visuais.
Informações adicionais: Devido a essa quarentena propomos atividades para serem feitas em casa com a ajuda e participação de toda família. As atividades online serão realizadas a partir do trabalho iniciado com crianças do quarteto de segunda-feira no início do ano. 







sábado, 18 de abril de 2020

Oficina_Musica_Coral_3T_Júlio e Flávia_Aula2

Título: Alguém Cantando e Músicas das famílias

Público Alvo: crianças de 9 à 13 anos. 

Breve descrição de atividade: Nesta atividade teremos o aprendizado e a prática da música “Alguém Cantando” de Caetano Veloso e, num segundo momento iniciaremos uma pesquisa tendo como foco a história ou histórias das origens de cada família. Tem alguma música que os pais cantam que remete às suas memórias e origens? Já cantaram para os filhos? Poderiam ensinar para eles e cantarem juntos?


            Olá cantores do Coral da EMIA, crianças e adolescentes que acompanham este nosso Blog da EMIA, quem vos fala é Julio Maluf e Flavia Ferraz.
            Como foi nosso primeiro ensaio-encontro virtual? Conseguiram lembrar as músicas que ensaiamos no inicio do ano?
            Vocês podem ouvir e ver agora por vídeo algumas dessas músicas.

Vídeo didático 1 melodia de “Alguém Cantando


Depois de aprender a canção completa vocês poderão treinar cantando a sua voz em cima do Playback como aqui demonstrado na voz da profa. Flavia Ferraz.



Sugerimos que antes de cantar façam os aquecimentos que fizemos em aula com respirações profundas, vocalizes simples e que escutem muitas vezes tanto os vídeos e áudios didáticos que enviamos por aqui como os links de gravações que enviamos, pois é daí que surgirá uma maneira própria que o Coral da EMIA irá cantar esta música.

            Acesse o link do vídeo para ouvir uma versão deste arranjo de “Alguém Cantando” realizado por crianças e adolescentes do “Coral da Gente” de Heliópolis, São Paulo.


Num segundo momento queremos iniciar uma pesquisa tendo como foco a história ou histórias das origens de cada família. De onde veem os pais? De qual cidade? E os avós ou tios ou responsáveis? Tem alguma música que os pais lembram que remete a estas origens? Já cantaram para os filhos? Poderiam ensinar para eles e cantarem juntos?


Uma música para desenvolver este mote inicial será a canção “Eu” do grupo Palavra Cantada. Mais para motivar a pesquisa das histórias das famílias do que necessariamente inclui-la no repertório.


            O site disponível para acesso da canção “Eu” (Palavra Cantada) é este:



            Vocês poderiam nos enviar e comentar pelo espaço de comentários no nosso blog algumas dessas músicas que lembraram nas famílias?
            Queremos com esta primeira pesquisa iniciar a nossa teia de canções para possivelmente revelar histórias de cada um de nós e das nossas origens.
            “A ciência da abeia, da aranha e a minha muita gente                                               desconhece” (“Asa do vento”– João do Vale)                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Oficina_Música_Coral_4M_Lígia_Aula1


Título: Escutando Músicas 

Crianças: 7 e 8 anos

Oficina Coral - cantando_em_casa

Objetivos:Este trabalho tem o objetivo por meio da expressão vocal colocar as crianças em contato com a linguagem musical apropriada para este momento emergencial,  promovendo uma escuta ativa e aberta e  a socialização familiar, noção espacial, corporal, propondo jogos  melódicos e vocais, desenvolvendo o gosto pelo hábito de cantar cotidianamente. O repertório baseia-se na pesquisa do universo da música vocal infantil brasileira, da cultura popular de tradição, da música da diáspora afro brasileira, da música popular brasileira, e da música universal

Links das Músicas:






Optativo_Música_FlautaDoce_Glauco_Aula2


Título: Flauta Block - Primeiros Toques.

Publico Alvo:
Crianças à partir de 7 anos e interessados.

Breve descrição:
Primeiros toques com a Flauta Block

.https://youtu.be/_CixGZ63bds

Oficina_Teatro_2T_Beth_Aula2

Titulo :Teatro a poesia que deságua em mim / Leitura de texto teatral 
Publico Alvo : A partir de 13 anos .

Descrição da Atividade:
 Ler a segunda cena do texto Muitas Luas e criar uma estrutura de cena com o personagem Bobo Para alimentar a criação sugiro que assistam a peça o Auto do Circo que está no link aqui abaixo.

















Oficina_Música_CoraldasFamílias_3T_RosanaViviane_Aula2

Título:Decifrando Códigos Musicais

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Descrição: Neste vídeo  apresentaremos algumas figuras musicais, através  de exercícios simples, trabalharemos  a leitura musical  e o senso rítmico.

Link do Vídeo
https://youtu.be/xcYt4ltbZWM

Oficina_Música_Coral_5T_PriscilaViviane_Aula2

Nome da proposta: As palavras passeiam pelo corpo

Turma: Coral quinta à tarde

Professoras: Viviane e Priscilla

Descrição:
O vídeo propõe que as crianças escolham três palavras da canção "Cravo e canela" e encontrem várias maneiras de se movimentar enquanto dizem tais palavras.
https://youtu.be/pAN3bWlYDdU