quinta-feira, 9 de setembro de 2021

As tintas e as cenas - Simone e Flávia

 “As tintas e as cenas ” 
Faixa etária: 7 anos 
Descrição: Relembrar propostas realizadas nas aulas passada; fazer tinta de terra ou de outros elementos naturais.

Olá turma, tudo bem?


Nas aulas passadas criamos cenas a partir da visão imaginária do que vimos do alto. Ouvimos a música; “Eu tô Voando”, do grupo musical paulistano Karnak). Nesta música alguém contava o que via do alto quando estava voando. Veja um trecho da música:


“...Eu tô vendo o palhaço chorar
Eu tô vendo um piolho, uma pulga
Eu tô vendo um cachorro coçando
Eu tô vendo um vendaval gigante
Eu tô vendo o cabrito mamando
Daqui do céu dá prá ver tudo...”

Nessas aulas  a turma criou uma composição com objetos no espaço, e um desenho daquilo que imaginaram ver do céu,  e por fim brincamos de parar em posições corporais que lembravam a situação que imaginaram ver. 

  • O que você vê do céu quando olha para a terra? 
  • Que tal fazer esse desenho?
  • Como seria construir essa cena com o corpo, numa imagem estática, como se fosse uma estátua? Se desejar, fotografe e envie para a gente!

Para essa semana vamos propor criar uma tinta com elementos naturais. 

Podemos fazer com  pó de café , canela, cúrcuma, beterraba, açafrão terra etc. Pesquise na cozinha ou no quintal! 

Segue uma receita de como fazer tinta com terra:

Material: Terra de diferentes cores, água, cola, potes, jornal, colher, peneira.

  1. Recolha diferentes tipos de terra e coloque em potes.
  2. Despeje a terra de cada pote sobre um jornal e esfarele, desfazendo os caroços que tiverem. 
  3. Peneire a terra de cada pote para retirar as pedrinhas. Você pode peneirar em cima de outra folha de jornal e depois devolver para os potes a terra peneirada.
  4. Devolva para a natureza e o que ficou na peneira.
  5. Coloque as terras nos potes e acrescente água aos poucos e vai misturando com a colher até a tinta ficar numa espessura parecida com um creme, nem aguada demais e nem dura.
  6. Depois acrescente cola branca. Mais ou menos a metade da quantidade da tinta e misture bem. 

Agora vamos pintar!

Material: Papel Kraft ou outro papel de sua preferência, pincéis, potes com tinta da terra.

  1. Com os pincéis e as tintas produzidas por você, faça  pinturas sobre o papel.
  2. Fotografe ou traga as suas pinturas para a próxima aula. 


Para a próxima aula, deixe separado um pouco de pó de café e traga também as suas tintas de terra!

Até semana que vem!

Um abraço

Simone e Flávia



terça-feira, 31 de agosto de 2021

SONS DA FLORESTA-IMAGEM SONORA - Aula21

Turmas de 5 e 6 anos Terça de manhã

Profs.: Giselle Ramos e Telmo Rocha

Descrição: observar a imagem da “Floresta” feita com as árvores das famílias das crianças e imaginar seu som.

Escute o áudio: Sons da floresta.mp3

Proposta: fazer uma gravação do som que imagina para a floresta e enviar para o grupo de whatsapp da turma.


foto: Telmo Rocha


Vamos imaginar o som da floresta?

Vento, cachoeira, folhas, pedrinhas, riacho, uma chuvinha, passarinhos… O som pode ser feito com a voz, boca, percussão corporal, objetos e materiais sonoros e instrumentos musicais.

Escute o áudio: Sons da floresta.mp3

Faça uma gravação e envie para o grupo de whatsapp.

Vamos aguardar bem curiosos!! Agradecemos, Giselle e Telmo.



sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Os sons e seus mistérios - Profs Liliana e Odino - aula 20

Os sons e seus mistérios


Descrição: Vamos experienciar sons? o som tem cor? são imaginários?, são fantásticos?, quentes?, frios?.

Público: crianças acima de 5 anos









 

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Herbário Afetivo - Profs Adriana e Daniel - Quinta-feira à Tarde - aula 20

 

Herbário Afetivo 

Público-Alvo: crianças de 11 - 12 anos 

Descrição: Criar herbários afetivos a partir das plantas que fazem parte do nosso dia a dia.




Jardim do seu Neca - Inventário Botânico Afetivo | Ana Rocha, Polvilho Edições


Herbário Afetivo 


Olá, turma!! 

Para essa semana a proposta é trabalharmos com a ideia de herbário afetivo! Vocês sabem o que são herbários? Qual a importância deles para as nossas vidas? Colocamos aqui embaixo alguns vídeos que apresentam o que são os herbários e a importância deles em contar a história de cada tempo e lugar que habitamos. Depois de assistirem os vídeos pensem como será que nós artistas também podemos criar nossos próprios herbários a partir de uma relação mais afetiva com as plantas que fazem parte do nosso dia a dia e contam também um pouco da história particular de cada um. A artista Ana Rocha fez um trabalho muito especial catalogando as plantas do seu Neca. Que plantas fariam parte da coleção de cada um de vocês e que histórias elas contariam dentro desse pequeno herbário afetivo? 

Até a próxima semana!! 

Links: 


Herbário, uma coleção de plantas que conta a história do tempo 

https://youtu.be/g1PHM8Y9XEA


Herbário SP - Instituto de Botânica 

https://youtu.be/tcPWpmaAsA8

Montando um herbário 

https://youtu.be/RVW74LLyDYQ

Jardim do Seu Neca [Bancatuber]

https://youtu.be/f_8c6OAMINs



terça-feira, 24 de agosto de 2021

Qual é o desenho do seu movimento? - Karime e Daniel

Título: Qual é o desenho do seu movimento?

Faixa etária: 5 e 6 anos


Descrição: observação de vídeo e experimentação com o corpo.

<<É importante a presença de um adulto para ler a proposta para a criança.>>


Olá, pessoal!

Tudo bem com vocês?

Hoje nós convidamos vocês a assistirem ao vídeo da artista Heather Hansen que realiza desenhos por meio dos movimentos do seu corpo. Procurem observar como ela está no espaço: como são os movimentos que ela realiza? Como é o desenho que aparece no papel? Se você sentir vontade, deite ou sente-se no chão, ou no tapete, e experimente se movimentar imaginando o desenho que suas mãos e seus pés deixam nessa superfície. Se quiserem, gravem um vídeo dessa experiência e compartilhem com a gente. Até semana que vem!!



Guarda-chuva de palavras: Narrativas para um Filme - Aula 20

 EMIA-SP

Público Alvo: A partir de 9 anos

Professores: Adriana Amaral, Ana Claudia Cesar, Beth Castro e Thiago Arruda

Descrição da atividade: continuidade da proposta lançada na semana anterior, criar histórias a partir do guarda-chuva de palavras para a construção de um filme.



Guarda-Chuva de palavras de Cecília Aleo e Gustavo Henrique





"Guarda-chuva de palavras: Narrativas para um filme”

A atividade desta semana é criar um filme com as palavras que colhemos dos guarda-chuvas construídos pelos alunos Cecilia Aleo Geraldo e Gustavo Henrique Clero dos Santos.

Como criar um filme?

De onde partimos?

Vamos partir das palavras que recebemos dos alunos Cecília e Gustavo e o primeiro passo é construir uma história curta usando todas essas palavras.

As palavras são:

Raio, Mago, Gigante de Pedra, Jogo, Dor, Aposentadoria.

Depois que criarem a história, escolham um lugar na casa de vocês para filmar, utilizando o aparelho celular ou qualquer outro aparelho de gravação de vídeo. Podem usar adereços, objetos de cena ou qualquer outro elemento que desejarem. Peça ajuda para um adulto que esteja com vocês em casa.

Boa experiência !


Retratos e Histórias - Aula 19

 EMIA - SP

Optativo de Artes Visuais Terça-feira | Manhã

Professora: Adriana Amaral

Público Alvo: a partir de 7 anos

Descrição: Pesquisar retratos e álbuns de fotografias presentes na sua casa, que histórias sobre você sua família eles podem contar?

Rosana Paulino - Parede da Memória, 1994-2015

Retratos e Histórias

Olá, crianças!!

Estamos trabalhando bastante com a ideia de retrato e autorretrato. Nas aulas anteriores fizemos alguns desenhos dos nossos colegas e de nós mesmos, observando as janelinhas conectadas de cada um, durante a nossa aula online. Para essa semana a ideia é pesquisar na casa de vocês outras janelas. Vocês já ouviram falar de álbum de fotografia ou álbum de família? Os álbuns são uma forma de livro, eles foram pensados para colecionar imagens e podem ser de diferentes formatos e sobre diferentes assuntos também, como, por exemplo, os álbuns de figurinha. Os álbuns geralmente têm a função de colecionar imagens, guardando dentro deles muitas histórias. Será que vocês tem aí na casa de vocês algum tipo de álbum? Será que vocês também colecionam imagens da família de vocês? Será que vocês têm algum álbum com retratos de hoje e de antigamente? Que histórias essas imagens contam?

Até a próxima semana!

Beijos