Título: A Vila dos Xonas
Descrição: Construção de maquete da vila dos Xonas nas margens do rio Zambeze.
Público: crianças acima de 5 anos
Título: A Vila dos Xonas
Descrição: Construção de maquete da vila dos Xonas nas margens do rio Zambeze.
Público: crianças acima de 5 anos
EMIA – Quarteto | Terça-feira à tarde
Publicação Aula 23
Profs. Adriana/Beth/Thiago/Ana Claudia
Título: A dança dos Gigantes de Pedra
Público Alvo: Crianças 09-10 anos
Descrição: Nessa proposta as crianças vão explorar as possibilidades de movimentação com o boneco criado na aula anterior. Cada uma vai escolher uma música para realizar essa experimentação.
Olá Crianças, tudo bem com vocês?
Em nossa última aula construímos o personagem “Gigante de Pedra", estão lembrados? Utilizamos materiais simples como papel, cola, fita crepe ou durex.
Na atividade de hoje vamos explorar as movimentações desse boneco, com uma música escolhida especialmente para inspirar e dar vida a esse personagem.
Primeiro escolham um lugar na casa de vocês para compor a atmosfera da cena que desejam criar.
Em seguida coloque a música já escolhida que combine com a cena que será feita.
Então comece a explorar as movimentações que esse boneco pode fazer com os braços, pernas, cabeça, giros e outras posições em que ele pode ficar.
Faço um registro dessa exploração, filme e mande pra gente no whatsapp um vídeo de até 01 minuto.
Por
hoje é isso.
Até a próxima turma.
Tchau!!
Turma: 8 anos
O Telefone foi criado pelo escocês Alexander Graham Bell em 1876.
Olá, Turma! Tudo bem com vocês?
Vocês se lembram do jogo que fizemos no encontro passado com as “ligações telefônicas”? Então, como gostaram muito dessa proposta, daremos continuidade a ela. Mas para isso, vamos retomar as personagens criadas nesse semestre. Lembram daquele ser que vinha de um outro universo/planeta? Será que ele faria uma ligação telefônica para um de nós? O que ele falaria? Por que ligaria?
Para isso é preciso primeiro definir melhor as características dessa personagem.
Quem é ela/ele/x?
Como é ?
Qual é o seu planeta/universo?
Como é a sua casa? Onde dorme? O que come?
O que ele/ela faz? Do que gosta?
Ela/ele/x tem uma profissão? Qual é?
Tem uma amiga/o?
A ideia é que você possa ser essa personagem no nosso próximo encontro!
Escolha algum acessório que o transforme nesta personagem, Por exemplo, algo que coloque na cabeça, uma máscara, uma pintura no corpo etc. Use a sua imaginação e criatividade!
Crie também o seu telefone/instrumento de comunicação para as nossas ligações. Como ela/ele/x veio de um outro lugar, qualquer invenção mirabolante serve!
Ah, para entrar no universo desse ser, faça um desenho da casa em que ela/ele/x vive. Traga esse desenho para o próximo encontro! Busque detalhar os cômodos e objetos dessa “casa”. Não se esqueça de colocar o personagem dentro da casa!
Até a próxima semana!
EMIA - SP
Optativo de Artes Visuais Terça-feira | Manhã
Professora: Adriana Amaral
Aula 22
Título: Retratos e Histórias II
Público Alvo: a partir de 7 anos
Descrição: A partir das fotografias escolhidas para narrar nossas próprias histórias, criando nossos álbuns de retrato, vamos escolher uma delas para continuar trabalhar com essa ideia a partir da experimentação, usando agora a linguagem da pintura e suas inúmeras possibilidades.
Whitfield Novell - Kim LX. O Vermelho e o Preto, 2011
Retratos e Histórias II
Olá, crianças!!
Na nossa última aula começamos a trabalhar com a proposta de fazermos nossos retratos e autorretratos utilizando a linguagem da pintura, partimos das fotografias dos nossos álbuns de família. Vamos continuar com essa investigação na pintura? Que materiais além do papel ou tela de tecido com tintas podemos procurar aí em casa para começarmos esse trabalho? O artista estadunidense Whitfield Novell utiliza muitos materiais diferentes para retratar pessoas da sua família e ele mesmo, desde papel até madeiras, misturando tintas, lápis e carvão, além de trazer para a pintura objetos da natureza ou do dia a dia para compor a imagem. Tentem fazer essas descobertas aí na casa de vocês também, além de pintar sobre o suporte que quiser, papel, tecido, papelão ou a própria tela do aplicativo, para quem for usar o celular para fazer pintura, escolha um objeto que você queira que seja mostrado junto com a pintura que você fizer para compor também a imagem.
Até
a próxima semana!
Beijos
Título: MascarAção
Público Alvo: Crianças 09-10 anos
Descrição: Criar movimentos, gestualidades e situações com as máscaras inventadas na aula.
Em nossa última aula criamos máscaras de maneira muito simples e experimentamos uma pequena encenação.
Na atividade de hoje vocês vão criar gestos, movimentos e uma situação para esse personagem que vai ganhar vida com a sua máscara.
Experimente diferentes maneiras de se movimentar com sua máscara, como: mexer a cabeça, as mãos, ombros, pés, pernas e mãos.
Depois de encontrar o melhor “jeito” desse personagem se mexer, peça ajuda para algum adulto responsável filmar sua atuação e envie pra gente no grupo de Whatsapp.
É isso turma.
Até breve.
Tchauu!
Título: Metamorfose
Público Alvo: Crianças 08 anos
Descrição: Nesta atividade as crianças vão criar movimentos e sons dos animais inventados e produzir um pequeno vídeo.
Título: Leitura do livro: A Mbira da Beira do Rio Zambeze
Descrição: Leitura do livro, para que no próximo encontro nós possamos escolher uma das histórias, para conversar quais animais existem nesse lugar, que brincadeiras tem , quais as canções que têm, como seria desenhar com materiais que eles têm
Público: crianças acima de 5 anos